Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUMA SORIANO ILARRAZ GOMES

DISCENTE: BRUMA SORIANO ILARRAZ GOMES
DATA: 22/06/2015
LOCAL: Auditório D (CCHLA)

Seleção de Docentes em Instituições de Ensino Superior: Um Estudo sobre o Papel das Comissões de Ética.

Ética nas Organizações, Comissão de Ética, Concurso Público.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa visa a propor mecanismos a serem adotados na Comissão de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o objetivo de minimizar condutas antiéticas nos concursos públicos para docentes estabelecendo um entendimento pragmático da dinâmica desta comissão no papel de guardiã e promotora da reputação ética nesta universidade. O foco nas seleções de docentes decorre do fato de demonstrarem-se suscetíveis a desvios éticos e sofrerem interferência direta da moral individual dos responsáveis pelas etapas de elaboração e execução do processo seletivo. Este estudo encontra-se pautado na legislação pertinente em vigor, relativa ao que se estabelece tanto no Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal, quanto no que se refere às seleções públicas e no exame das ocorrências de infrações éticas nos concursos para docentes na UFRN, registradas na Comissão de Ética desta universidade desde sua implantação em 2008 até o ano de 2014 como instrumentos para aferir quais ações a Comissão de Ética deve empregar para aprimorar a gestão sobre o impacto de posicionamentos morais e éticos e sua importância quanto à outorga da imagem ética da instituição perante a sociedade. Após esta etapa, realizou-se entrevista com o coordenador da coordenadoria de concursos da UFRN, com o objetivo de compreender a dinâmica atual e quais os mecanismos empregados pelo setor para orientar os servidores envolvidos na organização dos certames, estabelecendo uma referência de dispositivos administrativos atualmente empregados para regrar as etapas dos concursos e assegurar sua transparência. Por fim, a contribuição decorrente deste trabalho será o planejamento de ações cujo impacto ao serem adotadas reflita-se diretamente na construção de um ambiente mais ético na UFRN.

Presidente - 1675264 - RICARDO TINOCO DE GOES
Interno - 1167852 - JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO