Banca de DEFESA: LEÍS FERREIRA DE MATOS

DISCENTE: LEÍS FERREIRA DE MATOS
DATA: 25/06/2015
LOCAL: Auditório da Superintendência de Infraestrutura

Extensão Universitária e Economia Solidária: efeitos e potenciais de ações de Incubadoras da UFRN na Comunidade Povoado Cruz Currais Novos/RN

Extensão Universitária, Economia Solidária, Incubadoras

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O objetivo deste trabalho foi conhecer efeitos e potenciais de ações de extensão desenvolvidas por incubadoras de empreendimentos econômicos solidários da UFRN, com o intuito de sugerir medidas que possam eventualmente contribuir para modificação, ampliação ou aperfeiçoamento dessas ações. Para isso, utilizou-se como espaço de investigação uma Associação de Trabalhadores de Agricultura Familiar localizada na Comunidade Povoado Cruz, município de Currais Novos/RN. O referencial teórico abordou aspectos conceituais, formais e processuais da extensão universitária e economia solidária, além de uma discussão sobre o papel das incubadoras de empreendimentos econômicos solidários. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos foi do tipo descritiva, de natureza aplicada e fazendo uso de 03 (três) técnicas de coleta de dados, quais sejam, pesquisa bibliográfica, observação aberta não participante e entrevistas semiestruturas aplicadas aos produtores associados, a coordenação da Associação e aos alunos bolsistas nela atuantes. Para interpretação de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram atingir o objetivo geral da pesquisa, em que foram identificados alguns efeitos do trabalho das incubadoras na Associação, como a assessoria administrativa e educacional, articulação entre produtores associados e coordenação, intermediação de parcerias com outras instituições, descentralização das atividades, maior participação dos associados, elevação da autoestima, entre outros; e potenciais como a proposta de elaboração de um planejamento estratégico na Associação, melhorias na comunicação interna e externa, fortalecimento da autogestão, ampliação do volume de vendas, intermediação para conversão da Associação em Cooperativa, entre outros. Essas medidas serão propostas à coordenação das incubadoras como forma de potencializar seus resultados, além de contribuir para conformidade e atendimento de prerrogativas estabelecidas nos planos de desenvolvimento, gestão e avaliação institucional da UFRN.

Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - WALID ABBAS EL AOUAR - UnP