Banca de DEFESA: FRANCISCA DAS CHAGAS CRUZ

DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS CRUZ
DATA: 19/06/2015
LOCAL: Auditório C do CCHLA

A imagem institucional da UFRN no Facebook: uma proposta de intervenção e monitoramento.

Comunicação Organizacional; redes sociais; Facebook; cibercultura; UFRN.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O trabalho tem por objetivo aperfeiçoar o processo de diagnóstico da imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na rede social Facebook. Sabemos que os avanços tecnológicos dos últimos anos promoveram mudanças também no âmbito social, cultural e econômico. De natureza qualitativa descritiva, recortamos como objeto de estudo o Facebook, considerado o site de rede social mais popular no Brasil e de grande repercussão no mundo. Realizamos uma análise de conteúdo em três grupos - a fanpage oficial da UFRN, gerenciada pela Agência de Comunicação (Agecom), o grupo aberto UFRN e um grupo satírico chamado UFRNDepressão – classificando as mensagens de texto e categorizando as postagens mais recorrentes. Elegemos como período para análise os meses de setembro, outubro e novembro de 2014, quando, supostamente, as conversações e interações estariam mais assíduas devido à campanha para reitor da Instituição que serviu como locus da pesquisa. Para subsidiar esse trabalho, entrevistamos gestores de comunicação de algumas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) e de empresas de comunicação de Natal que trabalham com o monitoramento de redes sociais, assim como empreendemos uma pesquisa bibliográfica, para nos dar o suporte teórico nesse estudo. A fundamentação teórica foi alicerçada nos autores da cibercultura, como Lemos e Lèvy (2010), Castell (1999) e Santaella (2003), além de Corrêa (2009), Bueno (2009) e Kunsch (2007), que consideram as comunidades virtuais um público estratégico e relevante para a comunicação organizacional. Isso nos permitiu chegar a um diagnóstico, que mostrou que os discursos nos sites de rede social estudados têm contribuído para uma imagem positiva da UFRN, e possibilitou-nos, também, propor um acompanhamento sistemático da construção da imagem institucional.

Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - SHEILA MENDES ACCIOLY - UFPB