Banca de DEFESA: ÉRICA CONCEIÇÃO SILVA LIMA

DISCENTE: ÉRICA CONCEIÇÃO SILVA LIMA
DATA: 28/05/2015
LOCAL: Auditório do LabCom - UFRN

A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO

Comunicação organizacional; Comunicação integrada; Comunicação institucional; UFRN.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho objetiva compreender como tem ocorrido a Comunicação Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo de caso com caráter exploratório, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental, e levantamento de informações junto aos sujeitos pesquisados. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, e os dados coletados na pesquisa de campo foram tratados, codificados e categorizados para a realização de uma análise temática comparativa. Foram ouvidos gestores da Escola Agrícola de Jundiaí, Faculdade de Ciências do Trairi, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) de Currais Novos e do CERES de Caicó e profissionais de comunicação de veículos de rádio e TV dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. No Campus Central da UFRN foram entrevistados gestores e profissionais da Superintendência de Comunicação, além de um levantamento das assessorias de imprensa existentes. Para compreender melhor a comunicação no âmbito das organizações, buscamos o aporte teórico nos estudos de Torquato (2002) que apresenta a comunicação como forma de integração social, João Curvello (2002) compreendendo a Comunicação Organizacional como um contexto complexo, Oliveira (2007, 2012), traz a perspectiva da Comunicação Organizacional como um campo de estudo de interfaces de várias áreas de conhecimento. Duarte (2006) e Chaparro (2006) discutem a relação entre Jornalismo Empresarial, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa.  O conjunto de informações presentes nesse trabalho apresenta um diagnóstico de como têm ocorrido a Comunicação Institucional na UFRN. E como prognóstico, apresentamos a proposta de um Plano de Comunicação tendo como foco principal a implantação de uma Rede Integrada de Comunicação Institucional. Levamos em conta a ausência de um plano de comunicação institucional na Universidade e a consequente falta de integração, uma vez que não existem ações efetivas no sentido de integrar os diversos campi da UFRN. O referido Plano foi elaborado após a análise de todas as informações coletadas e analisadas ao longo da pesquisa.

Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - LUIZ CUSTÓDIO DA SILVA - UEPB
Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 14/05/2015 16:20