Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICA DE CASSIA FERNANDES BERTIN

DISCENTE: MONICA DE CASSIA FERNANDES BERTIN
DATA: 31/03/2015
LOCAL: Auditório do Laboratório de Psicologia- CCHLA

Avaliação dos impactos do uso da tecnologia e sistema de gestão hospitalar em hospital público federal.

Gestão da Informação em Hospitais, Implantação de SGI Hospitalar, Hospitais Universitários, Hospitais Públicos Federal.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Garantir o sucesso da implantação de um SGI-Sistema de Gestão Integrado ainda é o objetivo de muitas empresas. Porém a própria definição de sucesso e fracasso ainda é objeto de controvérsias, e torna-se difícil de mensurar; o que se define como sucesso e o que se define como fracasso? A conclusão da implantação do SGI não garante que o resultado tenha sido exitoso em toda a instituição. O que define a qualidade da implantação é a qualidade da informação e como essa passa a ter importância na facilitação dos processos de cada setor. Uma implantação não depende unicamente do SGI, lida com processos, com estruturas organizacionais e pessoas. E mesmo quando as informações geradas sejam de excelente qualidade, se as pessoas não se dispuserem a usá-las não poderemos garantir o sucesso. O que mais intriga gestores e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação (TI) e administração, é: porque existe um grande número de insucesso, mesmo se utilizando metodologias de implantação de excelência? Essa resposta parece estar exatamente nas duas variáveis, estrutura organizacional e pessoas. Nosso trabalho, visa buscar entender como estruturas organizacionais distintas de setores de um hospital universitário federal podem influir nos resultados do SIG e como as pessoas veem, dentro de sua estrutura organizacional, as mudanças promovidas pelo SGI. Utilizando a teoria fundamentada, buscaremos compreender quais as características, observadas pelos profissionais do hospital, que favoreceram ou não a implantação do SGI.

Externo ao Programa - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Presidente - 1759676 - PEDRO FERNANDO BENDASSOLLI