Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA MEDEIROS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA MEDEIROS PEREIRA
DATA: 13/03/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório E - CCHLA
TÍTULO:

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da UFRN e a percepção dos trabalhadores: conquistas e desafios.


PALAVRAS-CHAVES:

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, Ergonomia da Atividade, Ambiente de trabalho, Saúde do trabalhador, Doenças ocupacionais.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O adoecimento na população de trabalhadores vem crescendo a cada ano devido a várias mudanças no trabalho, sedentarismo, postura inadequada, entre outros. Dentre as doenças mais frequentes estão os transtornos mentais e de comportamento, doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo e lombalgias. Este fato tem sido uma das razões do crescente aumento de interesse, por parte das organizações, no que diz respeito à saúde dos trabalhadores. E uma consequência disso é um expressivo crescimento no investimento em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, visto que as enfermidades estão normalmente relacionadas ao trabalho. É em consonância com estas informações que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte implantou o seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, intitulado Viver em Harmonia, foco central deste estudo que pretende mapear as práticas desenvolvidas neste programa para investigar a opinião/percepção dos servidores quanto às atividades oferecidas. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa que se inscreve teórica e metodologicamente na abordagem da ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho. Para tanto, foi realizada análise documental sobre o programa e suas práticas e entrevistas semi-estruturadas com coordenadores e os participantes das atividades desenvolvidas neste programa. Os dados foram tratados por análise interpretativa à luz da literatura da ergonomia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1613088 - CAMILA COSTA TORRES
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interno - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES
Notícia cadastrada em: 05/03/2015 12:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao