Banca de QUALIFICAÇÃO: LEÍS FERREIRA DE MATOS

DISCENTE: LEÍS FERREIRA DE MATOS
DATA: 10/03/2015
LOCAL: Auditório da Superintendência de Infraestrutura

Extensão Universitária e Economia Solidária: efeitos e potenciais de ações de Incubadoras da UFRN na Comunidade Povoado Cruz Currais Novos/RN

Extensão Universitária, Economia Solidária, Incubadoras

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As Instituições de Ensino Superior - IES possuem uma dinâmica de funcionamento que envolve a execução de uma série de processos institucionais, a elaboração de planos de desenvolvimento/gestão e o cumprimento de metas numa busca constante por melhores resultados. Nesta pesquisa, destacam-se aqueles referentes à extensão universitária como atividade fim das IES. Portanto, tem como objetivo central delinear efeitos e potenciais de ações de extensão desenvolvidas por incubadoras de empreendimentos econômicos solidários da UFRN, tomando como espaço de investigação uma Associação de Trabalhadores de Agricultura Familiar localizada na Comunidade Povoado Cruz, município de Currais Novos/RN. O referencial teórico abordou a extensão universitária e a economia solidária como temas principais, relacionando-os através das incubadoras de empreendimentos econômicos solidários. Utilizou-se como base de fundamentação a obra de Paulo Freire (2006), Paul Singer (2003), França Filho (2002), Debora Nunes (2009) dentre outros. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos foi do tipo descritiva, de natureza aplicada e fazendo uso de 03 (três) técnicas de coleta de dados, quais sejam, pesquisa documental, observação aberta não participante e entrevistas semiestruturas aplicadas a produtores associados, a coordenação da Associação e a alunos bolsistas nela atuantes. Para interpretação de dados utilizou-se as técnicas de análise de discurso e de conteúdo. A pesquisa apresentou como resultados (parciais) a descrição do perfil da Comunidade, da Associação e das incubadoras em questão: a OASIS e a IPES. Posteriormente (na defesa), pretende-se com os relatórios de observação e entrevistas mostrar o resultado da análise do trabalho de intervenção das referidas incubadoras na Associação, além do mapeamento da aplicação dos princípios básicos da economia solidária pela mesma. Espera-se com os resultados finais identificar efeitos e potenciais das ações extensionistas, contribuindo para o cumprimento das metas traçadas nos planos de desenvolvimento e gestão, bem como o alcance de melhores resultados no processo de avaliação institucional da UFRN.

Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 03/03/2015 10:24