Banca de QUALIFICAÇÃO: EVILAZIO XAVIER CRUZ JUNIOR

DISCENTE: EVILAZIO XAVIER CRUZ JUNIOR
DATA: 20/11/2014
LOCAL: Laboratório de Psicologia – Sala 631 (Sala Azul)

OS DESAFIOS DOS GESTORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: ESTUDO DE CASO NA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRN

Gestor Público, Princípios Constitucionais, Administração Pública, Poderes Administrativos: Vinculado, Discricionário, Controles Administrativos: Interno E Externo

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa surgiu a partir da motivação para identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justifica-se pela busca da compreensão do processo de trabalho e a relação gestor-colaboradores, visando traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento do desempenho do gestor público perante a equipe de trabalho. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre o desempenho desses gestores. Para tanto, foram realizadas pesquisas: a) documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) aplicação de questionário com os gestores da PROGESP e seus administrados, para verificar se há capacitação contínua e se existe indicadores que acompanhem o desempenho de suas atividades. Para fundamentar a pesquisa, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e com os resultados obtidos espera-se que este trabalho seja proveitoso e sirva a seu objetivo de diagnosticar o desempenho dos gestores e dos seus administrados, na busca da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.

Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interno - 1167852 - JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO