Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA CARVALHO DE MIRANDA

DISCENTE: ANA CLÁUDIA CARVALHO DE MIRANDA
DATA: 12/08/2013
LOCAL: NEPSA

AVALIAÇÃO DO USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES NA PERSPECTIVA DOS MESTRANDOS E DOUTORANDOS DO PROGRAMA DE P´SO-GRADUAÇÃO DA UFRN.

Portal de Periódicos da Capes. Comunicação científica. Estudo dos usuários. Periódicos eletrônicos. Políticas públicas. Perfil informacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O Portal de Periódicos da CAPES tem sido considerado um instrumento relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico no processo de dinamização do ensino e da pesquisa da pós-graduação no Brasil. Por conta disso, este estudo tem por objetivo avaliar o acesso e o uso da informação em Ciência e Tecnologia disponível no Portal de Periódicos da CAPES pelos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O referencial teórico fundamentar-se-á nas questões relativas à contextualização das políticas públicas no campo da informação em Ciência e Tecnologia, a comunicação científica e o estudo de usuários da informação. A pesquisa utilizará uma metodologia mista. Na abordagem qualitativa, usar-se-á a entrevista semiestruturada por meio da Técnica do Incidente Crítico, que permite uma reconstrução do contato entre o usuário e o Portal, desde o momento da identificação da necessidade de informação até a pesquisa e a recuperação e uso dessa informação. O roteiro da entrevista terá a finalidade de conhecer o comportamento informacional dos mestrandos e doutorandos, mediante a abordagem do sense-making, focando nas motivações e intencionalidades que levaram os usuários a recorrerem ao Portal, assim como abordará os elementos facilitadores e as barreiras do seu uso. Com a utilização da abordagem quantitativa, será feito um levantamento bibliométrico de todas as referências bibliográficas contidas em teses e dissertações defendidas pelos egressos do PPGA, defendidas no triênio de 2010 a 2012, com o objetivo de traçar o perfil informacional de utilização de material bibliográfico em pesquisas de Administração. A análise quali-quantitativa proporcionará um conhecimento empírico sobre o perfil do uso da informação bibliográfica, a qual poderá ajudar os dirigentes acadêmicos na formulação de estratégias visando incrementar o acesso e o uso do referido Portal pelos alunos de programas de pós-graduação scricto sensu.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1245959 - ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES