SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA PPGA

O Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA convida os docentes e discente de Graduação e Pós-Graduação da UFRN para participar do Seminário Internacional de Pesquisa que acontecerá nos dias 5 e 6/08 no auditório do NEPSA. Em tempo, segue a programação do evento.

SEGUNDA-FEIRA, 5 de Agosto de 2013

9:00 – Boas vindas

9:10 - Administração Estratégica de Operações Sustentáveis, Breno Nunes

10:00 - Oportunidades e Riscos na Produção Global, David Bennett

Administração Estratégica de Operações Sustentáveis

Dr Breno Nunes, Professor da Escola de Negócios da Universidade de Aston, Inglaterra

Muito foco tem sido dirigido à pergunta se vale a pena seguir os passos da gestão sustentável de operações. Enquanto líderes acadêmicos e industriais insistem em dizer que sustentabilidade não é meramente um modismo, pouco discute-se como integrar os seus valores à agenda estratégica das empresas.

A administração estratégica de operações sustentáveis tem o papel de discutir a questão de integração da sustentabilidade de forma a reforçar as competências centrais das empresas, melhorar seu posicionamento em relação a competidores e melhorar sua performance e imagem aos olhos dos seus principais stakeholders.

Nessa apresentação, estudos de casos de empresas globais serão discutidos mostrado que na complexidade das operações sustentáveis residem grandes oportunidades de negócios e riscos que podem ser evitados se a empresa enxergar a sustentabilidade de maneira estratégica.

Dr Breno Nunes atualmente ocupa o cargo de Lecturer in Operations Management na Aston University (Birmingham, Reino Unido), onde leciona as disciplinas de International Operations (cursos de graduação e mestrado) e Effective Project Delivery (graduação) na Escola de Negócios (Aston Business School). Breno investigou durante seu PhD o processo de tomada de decisões para Operações Sustentáveis na indústria automobilística. Tem como interesses de pesquisa: gestão e estratégia ambiental, gestão e estratégia da tecnologia e da produção, dentre outros temas ligados à sustentabilidade (transporte, energia, desenvolvimento econômico sustentável, etc). Possui mestrado (2005) e graduação (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Sua experiência profissional mescla as áreras de gerência, ensino e consultoria. Foi trainee do programa de Arranjos Produtivos Locais do SEBRAE/RN e consultor para o planejamento estratégico da ARSBAN. De 2002 a 2004, foi sócio da NATAL JOGOS ON-LINE LTDA. Em 2007, abriu o Grupo 4TheFuture Negócios & Consultoria, onde é sócio e diretor para assuntos estratégicos, tendo como responsabilidade a criação e avaliação estratégica de projetos.

Oportunidades e Riscos na Produção Global*

Dr David Bennett, Professor Emérito da Universidade de Aston, Professor convidado da Chalmers University of Technology e da Universidade de South Australia

Empresas de vários setores são motivadas a globalizar produção, transferir tecnologia e internacionalizar suas cadeias de fornecedores por diversas razões, incluindo: redução de custos, acesso a novos mercados ou simplesmente por medo de perder a corrida global. Para outros, internacionalização pode ser nada mais que uma estratégia de sobrevivência.

Uma característica particular do fenômeno da globalização é que a taxa de internacionalização da produção tem excedido a taxa de comércio internacional de produtos manufaturados. No entanto, globalização da manufatura não trouxe apenas benefícios mas também riscos operacionais e estratégicos, resultando na necessidade de trabalhar em um ambiente ‘desconhecido’ com nova rede de parceiros comerciais, fornecedores, provedores de serviços logísticos, etc.

Grande parte dos riscos associados à globalização não são claros e quantificados, como evidenciados pela tendência de combinar globalização e  estratégia just-in-time. Isso possui consequências para redução de desperdícios, remoção de elementos associados à segurança dos níveis de estoques e investimentos em recursos adequados de manufatura.

O professor Dr David Bennett é professor emérito da Aston University (Reino Unido). Ele também ocupa os cargos de professor visitante (Guest Professor) na Chalmers University of Technology (Suécia) e professor adjunto na University of South Australia (Austrália). David possui mais de 30 anos de experiência em pesquisa e já atuou como consultor da UNIDO, entre outras instituições. David é o editor chefe do Journal of Manufacturing Technology Management (JMTM) publicado pela Emerald e classificado como Qualis A pela CAPES na área de Administração.

Leia mais sobre o Professor David Bennett em sua página pessoal: http://www.davidjbennett.org/

* A palestra será em inglês. No momento de perguntas e respostas, o mediador do seminário irá disponibilizar tradução.

TERÇA-FEIRA, 6 de Agosto de 2013

9:00 – Como publicar em periódicos internacionais, David Bennett

Seminário com o Prof David Bennett irá explorar os caminhos para ter sucesso publicando seu trabalho em revistas internacionais. O formato consiste em uma apresentação seguida de perguntas e respostas.

10:00 – Carreira Acadêmica Internacional, Breno Nunes

Seminário com o Prof Breno Nunes discutirá o desenvolvimento de uma carreira acadêmica internacional e suas implicações no planejamento de carreira.

Notícia cadastrada em: 01/08/2013 11:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao