Banca de DEFESA: ANTONIO RUFINO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO RUFINO DA COSTA
DATA: 05/07/2013
LOCAL: Auditório do Nepsa

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE CONTRATOS DE SERVIÇOS DE ELEVADA ESPECIFICIDADE TERCEIRIZADOS PELA PETROBRAS

Eficiência. DEA. Contratos. Custos de transação. Indústria petrolífera.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
A definição das fronteiras da firma é tema que tem ocupado os teóricos organizacionais há bastante tempo, sendo o trabalho seminal de Coase (1937) apontado como desencadeador de uma evolução teórica, com ênfase nas estruturas de governança, que desemboca numa moderna teoria dos contratos incompletos. A Economia dos Custos de Transação (ECT) e a Teoria da Agência surgem dentro desta evolução, sendo bastante utilizadas em estudos associados ao tema. Empiricamente, a Análise Envoltória de Dados (DEA) vem se firmando como ferramenta adequada para análises de eficiência. Embora a ECT argumente que ativos específicos devam ser internalizados, estudos recentes fora do mainstream da teoria mostram que, muitas vezes, as firmas podem decidir, por motivos diversos, contratá-los no mercado. As pesquisas sobre custos de transação deparam-se, com a indisponibilidade de informações e com dificuldades metodológicas para medição de suas variáveis críticas. Existe, ainda, a necessidade de aprofundamento metodológico. O referencial teórico contempla trabalhos clássicos da ECT e da Teoria da Agência, mas também trabalhos mais recentes, fora do mainstream da ECT, que alertam para a existência de estratégias no uso de ativos específicos não necessariamente alinhadas com as ideias clássicas da ECT. A indústria petrolífera brasileira é o foco da tese, que teve como objetivo avaliar a eficiência dos contratos de serviços de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras. Para tanto, foram feitas a categorização dos serviços terceirizados quanto à especificidade e a descrição dos serviços de mais elevada especificidade. Na sequência, foi verificada a existência de relação entre a especificidade dos serviços e uma série de variáveis, encontrando-se resultados divergentes do que prega o mainstream da ECT. Em s eguida, foi elaborado um modelo DEA para análise de eficiência na utilização de serviços de sondas de perfuração terrestres, identificado entre os de mais elevada especificidade. O passo seguinte foi a aplicação do modelo para medição da eficiência dos contratos de sondas. Por fim, foi verificada a existência de relação entre a eficiência dos contratos e uma série de variáveis encontrando-se, mais uma vez, resultados não condizentes com o mainstream da teoria. No tocante à análise de eficiência dos contratos de sonda, o modelo elaborado é compatível com o que se encontra em produções acadêmicas sobre eficiência de sondas. Os resultados quanto à eficiência mostram um largo espectro de escores, com eficiências que variam de 31,79% a 100%, sendo baixa a eficiência média da amostra. Há consonância entre os resultados do modelo e as práticas adotadas pela Petrobras. Os resultados reforçam a posição da DEA como ferramenta importante nos estudos de eficiência, com possibilidade de uso para análise de outros tipos de contratos. Os resultados mostram a possibilidade de uso da ECT em conjunto com a Teoria da Agência, de forma complementar à DEA na análise da eficiência das firmas. Em termos de achados teóricos, os resultados reforçam os argumentos de que existem situações em que as estratégias das organizações, no que se referem à utilização de ativos e serviços de elevada especificidade, não seguem necessariamente o que é preconizado pelo mainstream da ECT.

Externo à Instituição - ANTONIO DOMINGOS PADULA - UFRGS
Externo à Instituição - FERNANDO DIAS LOPES - UFRGS