Banca de DEFESA: MARCOS ADLLER DE ALMEIDA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ADLLER DE ALMEIDA NASCIMENTO
DATA: 21/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: NEPS
TÍTULO:
EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ALCANCES E LIMITES DA ESTRATÉGIA SOCIOEDUCATIVA DO PROJETO “OASIS” DE INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

PALAVRAS-CHAVES:

Educação complementar, projetos socioeducativos e desenvolvimento humano.

 
 

PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
A presente pesquisa teve por objetivo central mensurar a dimensão dos impactos no desenvolvimento humano dos jovens em decorrência de sua inserção na estratégia socioeducativa do Projeto OASIS. O projeto de intervivência universitária OASIS visa complementar atividades do ensino regular, incluindo jovens em ações socioeducativas que contemplam temas como cidadania, participação social, empreendedorismo social e exerce o papel de indutor de mudanças comportamentais junto aos seus participantes. Esta dissertação se dá no sentido de compreender em que nível essas transformações acontecem e de fornecer uma estimativa geral do impacto do projeto sobre os jovens que por ele passam. Em nosso estudo, trabalhamos com necessidades humanas de duas naturezas: as necessidades existenciais e as necessidades axiológicas. As necessidades existenciais são tomadas – nesta dissertação – como dimensões, são, pois, nelas que necessidades axiológicas estão enquadradas.  A nossa amostra foi composta por 153 observações de um universo estimado de 190 jovens participantes do projeto. As análises foram produzidas a partir dos resultados alcançados via Análise Fatorial Exploratória e via modelagem em Equações Estruturais. Observamos que o Projeto OASIS provocou mudanças significativas no que se refere à necessidade axiológica de entendimento, e em contrapartida, as necessidades de criação e identidade pouco sofreram alteração na avaliação dos alunos do projeto. Concluímos que a estratégia socioeducativa da intervivência universitária OASIS atende às expectativas de cumprimento de seu papel de complementaridade enquanto projeto de educacional, quando a identificamos, através da análise dos resultados desta dissertação, como instrumento indutor do desenvolvimento humano a partir de mudanças atitudinais e comportamentais provocados junto aos jovens que a integram. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Externo ao Programa - 1228495 - MARCIA CRISTINA ALVES
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/02/2013 10:24
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