Banca de DEFESA: MARCOS ADLLER DE ALMEIDA NASCIMENTO

DISCENTE: MARCOS ADLLER DE ALMEIDA NASCIMENTO
DATA: 21/02/2013
LOCAL: NEPS
EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ALCANCES E LIMITES DA ESTRATÉGIA SOCIOEDUCATIVA DO PROJETO “OASIS” DE INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Educação complementar, projetos socioeducativos e desenvolvimento humano.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
A pesquisa toma como objeto de estudo os resultados referentes à segunda edição (entre 2011 e 2012) da implementação da estratégia socioeducativa do Projeto de Intervivência Universitária Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Sociais e Solidárias. Traz como pano de fundo uma discussão no campo da Educação em observância à natureza da ação cujos resultados estão sendo analisados. Aborda os temas da emancipação social, da autonomia, da liberdade, porque é essa a perspectiva de desenvolvimento humano que se objetiva alcançar a partir da execução do projeto em questão, sobretudo face aos ideais de Educação Popular que arregimentam este processo de formação. É relevante para a sociedade brasileira, especialmente aquela, envolvida na dinâmica escolar, vinculada ao meio rural, e para o meio acadêmico, pois intenta revelar contribuições e limites da iniciativa de Intervivência Universitária que se volta ao desenvolvimento humano e utiliza estratégias de Educação Popular. A questão de pesquisa que orienta o debate que confeccionamos e exigem resposta ao final da investigação, perguntamo-nos: Em que medida a estratégia socioeducativa do Projeto OASIS tem provocado mudanças no desenvolvimento humano dos jovens que dele participam? A presente pesquisa tem por objetivo central mensurar a dimensão dos impactos no desenvolvimento humano dos jovens em decorrência de sua inserção na estratégia socioeducativa do Projeto OASIS. A Análise Fatorial Exploratória e a Modelagem em Equações Estruturais foram os procedimentos estatísticos adotados neste processo investigativo. Os resultados alcançados atestam a efetividade do Projeto OASIS como processo indutor de mudanças comportamentais junto aos jovens que dele participaram. Os construtos entendimento, na categoria existencial SER, e investigar na categoria existencial FAZER foram os que apresentaram maior amplitude de mudança. Por outro lado, as variáveis observadas criação (categoria existencial FAZER) e liberdade (categoria existencial SER) foram as que sofreram menor impacto frente à ocorrência do Projeto OASIS.

Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Externo ao Programa - 1228495 - MARCIA CRISTINA ALVES