Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE GUERRA GALVAO

DISCENTE: ALINE GUERRA GALVAO
DATA: 10/10/2012
LOCAL: NEPSA

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS INOVADORES: uma pesquisa com os consumidores Nataenses de Smartphones

Teoria da difusão da inovação de Rogers; Comportamento do consumidor; Smartphone.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O estudo de como as pessoas consomem os produtos contribui para que as organizações possam direcionar os seus esforços para atender às necessidades dos consumidores. O smartphone está entre os produtos inovadores com maior crescimento de consumo nos últimos anos. Diante desta perspectiva, este estudo objetiva analisar o comportamento dos consumidores de smartphones, segundo a teoria da difusão da inovação de Rogers.. A pesquisa será realizada com auxílio de um questionário de pesquisa, que abordará alunos de graduação da UFRN através de uma survey, a qual será composta de variáveis e indicadores abordados nos objetivos da pesquisa, e será constituído de perguntas fechadas, em escala métrica de 10 pontos aplicados por de modo aleatório por acessibilidade. Para avaliar o comportamento desses consumidores, será utilizada a teoria da difusão da inovação de Rogers (2003). O trabalho busca relatar quais os atributos do produto que tem maior influência para sua compra, investigando uma possível formação de grupos de consumo e baseada nos cinco atributos da percepção da inovação derivados da teoria difusão da inovação, essa pesquisa quantitativa e descritiva analisa a influência dos fatores da adoção dos smartphones dos alunos de graduação da UFRN, para examinar a intenção de adoção dos alunos, na perspectiva da adoção da inovação, e entender preferências dos consumidores em relação ao smartphone.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO