Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PAULO DAMASIO SALES

DISCENTE: JOAO PAULO DAMASIO SALES
DATA: 19/09/2012
LOCAL: NEPSA

"Saúde e Condições de Trabalho dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra"

Saúde do Trabalhador. Condições de Trabalho. Profissionais de Saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Os hospitais são ambientes provenientes de alto índice de tensão, trata-se de um espaço insalubre, contendo altos riscos de caráter biológico, químico e físico. Por isso, os hospitais e demais unidades de saúde necessitam desenvolver constantes avaliações quanto às condições oferecidas para o trabalho nos âmbitos físicos e materiais, observando instalações e equipamentos, relações sociais e gerenciais, por se tratar de um ambiente socialmente complexo e de interdependência nas atividades de caráter coletivo, condições contratuais, observando-se as condições formais de trabalho e por fim de processos e características, demostrando as formas e controles de trabalho individual e em equipe. O campo de pesquisa é o Hospital Universitário Ana Bezerra o mesmo atua na assistência a saúde do municí­pio de Santa Cruz e cidades vizinhas e por ser vinculado a UFRN utiliza os padrões determinados pelas Políticas de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal – PASS. Este trabalho tem como objetivo analisar as influências das condições de trabalho na saúde dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem descritiva, o método de trabalho será de caráter quantitativo quando busca identificar as condições de trabalho e o estado de saúde dos profissionais de saúde e qualitativo quando busca averiguar o que os profissionais de saúde que atuam no Hospital pensam sobre a relação entre as suas condições de trabalho e sua saúde.

Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Interno - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA