Banca de DEFESA: MARIA ILZA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ILZA DA COSTA
DATA: 30/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECAS: RISCOS DECORRENTES
DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DE DADOS


PALAVRAS-CHAVES:

Riscos de negócio. Riscos de TI. Gestão de riscos. Sistema de Gerenciamento de Biblioteca. Processo de migração de dados em sistemas de gerenciamento de bibliotecas.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

 

As bibliotecas integrantes de instituições de Ensino Superior buscam, na migração de dados, a oportunidade de trocar seus sistemas legados em sistemas competitivos, potentes e confiáveis para o tratamento técnico da informação. Nesse sentido, este estudo se propõe a analisar os riscos de tecnologia da informação (TI) decorrentes do processo de migração de dados do ALEPH para o módulo biblioteca do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Assim, os procedimentos metodológicos traçados constaram de uma pesquisa exploratória e qualitativa, com a aplicação de um estudo de caso na BCZM para detalhar e aprofundar o fenômeno. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, aplicada a onze (11) sujeitos, lotados na Biblioteca e na Superintendência de Informática da UFRN. Para exame dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, mediante a técnica de análise temática. Após a transcrição, os relatos foram relacionados às unidades de registro e às unidades de contexto correspondentes às categorias. Os principais riscos que emergiram na transferência dos sistemas foram: a destruição de dados; a perda de dados; a falha de comunicação com banco de dados da Instituição; paralisação parcial do sistema; a demora no tempo de resposta para o usuário; a inconsistência de dados e a duplicidade de dados.  Como implicações constataram-se transtornos que afetam tanto os usuários externos quantos os usuários internos do sistema, ocasionando estresses, retrabalhos e aborrecimentos. As medidas e as vantagens para a gestão de riscos que surgiram com maior frequência foram para aquelas um bom planejamento, apoio da administração central e mais simulações de testes pilotos e, para estas, diminuição dos riscos, ocorrência de problemas e custos eventuais não previstos, além de possibilitar alcançar os objetivos organizacionais, entre outras. O principal ganho indica que os riscos na conversão de base de dados em bibliotecas existem e alguns são previsíveis. No entanto, verificou-se que os bibliotecários desconhecem ou ignoram e não se preocupam em identificá-los em uma conversão de base de dados, visando minimizá-los ou saná-los. Outro importante aspecto a considerar é a existência de poucas pesquisas empíricas voltadas, especificamente, para esse tema, havendo a necessidade de novas abordagens para elucidá-lo no ambiente corporativo das unidades de informação.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo ao Programa - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externo à Instituição - GUILHERME ATAIDE DIAS - UFPB
Notícia cadastrada em: 08/08/2012 10:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao