Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA CURVELO DE SOUZA

DISCENTE: ROSANA CURVELO DE SOUZA
DATA: 10/08/2012
LOCAL: Setor V Sala D 2

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA DIMENSÃO DO SINAES. "COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE": ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

SINAES. Comunicação. Instituições de Ensino Superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este estudo tem como propósito compreender como é feita a autoavaliação institucional na Dimensão 4 do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) – Comunicação com a Sociedade, por instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte através de suas Comissões Próprias de Avaliação (CPA). Adota como percurso paradigmático para uma visão interrelacional e sistêmica dos fenômenos o pensamento sistêmico e a teoria da complexidade, fundamentando a base para a revisão teórica que contempla autoavaliação institucional, comunicação organizacional e avaliação em comunicação. Pretende realizar um estudo descritivo-exploratório de múltiplos casos, com dados coletados por meio de entrevistas pessoais em profundidade com os gestores responsáveis pela autoavaliação institucional de três universidades norte-rio-grandenses, bem como por meio de pesquisa documental em documentos oficiais disponibilizados publicamente e levantamento empírico nos veículos dos sistemas de comunicação das instituições e de pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte em avaliação de comunicação organizacional. A análise de conteúdo será realizada em uma abordagem qualitativa, com delimitação de tempo transversal. O foco do estudo é o entendimento da condução das práticas avaliativas no que diz respeito à comunicação para constatar se há, nos seus produtos, um conjunto de dados relevantes à tomada de decisões que possam resultar em transformações, aperfeiçoamentos e superação de fragilidades constatadas, evidenciando a responsabilidade social com a qualidade do ensino superior como uma importante contribuição social deste estudo.

Interno - 1245959 - ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Presidente - 349130 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
Notícia cadastrada em: 31/07/2012 10:35