Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS SANTOS JUNIOR

DISCENTE: LUIZ CARLOS SANTOS JUNIOR
DATA: 06/08/2012
LOCAL: Nepsa

ANÁLISE DO EFEITO DA DIVERSIFICAÇÃO EM CARTEIRAS DE AÇÕES: O RISCO DA CARTEIRA E O NÚMERO DE ATIVOS SOB A ÓTICA DA ESTRATÉGIA INGÊNUA

tamanho de carteira, risco, diversificação, viés humano.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Objetiva-se neste trabalho analisar a relação entre o risco e o número de ações de uma carteira para um investidor individual quando as ações são escolhidas através da “estratégia ingênua”. Para isso, realizou-se um experimento em que indivíduos selecionam ações para reproduzir essa relação. Cento e vinte e seis (126) participantes foram informados de que o risco do primeiro ativo escolhido seria uma média entre todos os desvios padrões das carteiras compostas por um único ativo, e o mesmo procedimento deveria ser usado para as carteiras compostas por duas, três e assim por diante, até 30 ações. Eles selecionaram os ativos que queriam em suas carteiras sem o suporte de uma análise financeira. Para fins de comparação, também foi realizada uma simulação hipotética de cento e vinte e seis (126) investidores que selecionaram ações de um mesmo universo, através de um gerador de números aleatórios. Assim, cada participante real é compensado por um investidor hipotético aleatório frente a mesma oportunidade. Foram observados padrões nas carteiras dos participantes individuais, caracterizando as curvas para as componentes das amostras. Como esses agrupamentos são um tanto subjetivos, utilizou-se posteriormente uma medida mais objetiva de comportamento: uma regressão linear simples para cada participante, com o intuito de predizer a variância da carteira em função do inverso do número de ativos. Além disso, foi realizada uma regressão agrupada sobre todas as observações, através de análise cross-section. O resultado padrão ocorre, em média, mas não para a maioria dos indivíduos, muitos dos quais efetivamente “desdiversificam” quando adicionam títulos aparentemente aleatórios. Os resultados alcançados são ligeiramente piores usando-se um gerador de número aleatório. Esta descoberta desafia a crença de que apenas um pequeno número de títulos é necessário para que haja diversificação e mostra que é aplicável apenas a uma amostra grande. As implicações são importantes uma vez que muitos investidores individuais mantem poucas ações em suas carteiras.

Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interno - 1802347 - VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 27/07/2012 19:20