Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO RUFINO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO RUFINO DA COSTA
DATA: 17/04/2012
LOCAL: nepsa

Análise da Eficiência de Contratos de Ativos de Elevada Especificidade Terceirizados pela petrobras

Custos de Transação; Teoria da Agência; Contratos; Eficiência

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Dois temas que têm ocupado os teóricos organizacionais são as estruturas de governança e a eficiência das organizações. Duas teorias que têm sido bastante utilizadas nos estudos destes temas são a Economia dos Custos de Transação (ECT) e a Teoria da Agência. Por outro lado, a Análise Envoltória de Dados (DEA) vem ano após ano se firmando no meio acadêmico como ferramenta adequada para análises de eficiência. Estudar as estruturas organizacionais sob a perspectiva da ECT é analisar as fronteiras da firma, ou seja, entender como as firmas se organizam da forma mais eficiente para atingir resultados a partir da utilização de ativos. Embora a ECT argumente que ativos de elevada especificidade devam ser internalizados, muitas vezes as firmas decidem, por motivos diversos, contratá-los no mercado. Quanto à aplicação da Teoria da Agência nos estudos das organizações, esta toma como ponto de partida o modelo principal-agente, no qual uma das partes, o agente, é admitida pela outra, o principal, para tomar ações ou decisões que afetam os retornos do principal. Assim, a teoria pode ser empregada na análise das relações estabelecidas entre firmas para a utilização de ativos, nas quais a contratante é o principal e a contratada é o agente. As duas perspectivas teóricas podem ser empregadas de forma complementar à DEA na análise da eficiência das firmas. Assim, a ECT permite definir os ativos específicos e analisar as estratégias quanto à utilização destes, A DEA, a medição da eficiência no uso dos ativos, e a Teoria da Agência a análise da eficiência da utilização dos contratos na redução dos problemas de agência. É nesta linha que o trabalho busca avançar. A indústria petrolífera é o foco da tese. Trata-se de uma das mais importantes da economia mundial, caracterizada pela existência de grandes empresas que utilizam uma série de ativos de elevada especificidade. Os volumes de transações e valores envolvidos são elevados, o que faz com que a verificação da eficiência da contratação de serviços seja uma questão importante, de interesse acadêmico, do público e da própria indústria. No Brasil, a principal empresa de petróleo é a Petrobras, cujo plano de negócios para o período 2011-2015 prevê investimentos da ordem de 225 bilhões de dólares. A indústria petrolífera brasileira passa por um período de expressivo crescimento provocado, principalmente, pela descoberta do pré-sal. A magnitude dos investimentos envolvidos na atividade, aliada a outros fatores, cria uma situação propícia para a realização de estudos que envolvam a ECT, a Teoria da Agência e a análise da eficiência dos contratos. Desta forma, a questão que norteia a pesquisa é formulada nos seguintes termos: Qual a eficiência dos contratos de ativos de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras? Para responder a questão apresentada, tem-se como objetivo geral avaliar a eficiência dos contratos de ativos de elevada especificidade terceirizados pela Petrobras.

Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Externo ao Programa - 1687575 - EDWARD MARTINS COSTA