Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMOG GRINER

DISCENTE: ALMOG GRINER
DATA: 13/09/2011
LOCAL: SETOR V SALA D2

DETERMINANTES DO ACESSO Á UNIVERSIDADE PÚBLICA E A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS DE COTAS NO DESEMPENHO ACADÊMICO

Determinantes de acesso. Ações Afirmativas. Argumento de Inclusão (AI). Políticas de Ingresso. Ensino Superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Há uma série de evidências mostrando que a educação é de extrema relevância em várias dimensões econômicas e sociais. No Brasil, a educação é um direito assegurado pela Constituição Federal; no entanto, o direito às três etapas da educação básica: infantil, fundamental e médio está melhor respaldado e amparado do que o direito à educação em nível superior, na legislação brasileira. Segundo dados do Censo, 78% do total de matrículas no Ensino Superior encontram-se na rede privada, enquanto no Ensino Médio, verifica-se o inverso: 84% das matrículas estão na rede pública, o que mostra uma contradição no ingresso às universidades. O cenário brasileiro mostra que as universidades públicas recebem majoritariamente estudantes que tiveram melhor desempenho e foram preparados no ensino fundamental e médio em escolas particulares, enquanto as universidades privadas atendem aos estudantes que frequentaram o ensino básico em escolas públicas, caracterizadas como de baixa qualificação. Tais fatos têm levado pesquisadores a levantar os possíveis determinantes do desempenho de estudante em exames padronizados, como o vestibular, para orientar o desenvolvimento de políticas que visam à igualdade de acesso ao ensino superior. Buscando inspiração nos modelos norte-americanos de políticas de ação afirmativa, algumas universidades públicas brasileiras têm sugerido políticas de cotas para viabilizar e facilitar o ingresso das “minorias” (negros, pardos, índios, população de baixa renda, alunos de escolas públicas) ao ensino superior gratuito. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os primeiros incentivos aos candidatos oriundos de escolas públicas surgiram em 2006, sendo aprimorada e difundida nestes últimos 5 anos. Esta pesquisa pretende analisar e discutir os determinantes de acesso ao ensino superior, a partir da análise das características pessoais, familiares e do meio, e as políticas de cotas para ingresso. Para tanto, deter-se-á ao caso da UFRN e ao Argumento de Inclusão (AI) – política de cotas que fornece pontuação adicional aos alunos provenientes de escolas públicas. Ou seja, visa analisar as características determinantes de acesso à universidade com um enfoque voltado para os alunos cotistas e não cotistas na UFRN, e verificar se, uma vez egressos no ensino superior, o desempenho acadêmico destes alunos difere. Para tanto, será utilizada a base de dados oriunda do questionário socioeconômico preenchido por todos os candidatos que prestaram o exame em 2010. Além desta, será utilizada uma segunda base de dados que se restringe às informações dos alunos aprovados na seleção do ano em questão e seus Índices de Rendimento Acadêmico nos primeiros semestres do curso. Para análise, serão utilizadas estatísticas descritivas e a técnica dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO).Tendo em vista a atualidade do assunto, imagina-se ser um estudo esclarecedor e de relevância que permitirá, junto a trabalhos desenvolvidos em outras localidades, abrir campo para pesquisas futuras.

Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO