Banca de DEFESA: FABIANO ANDRE GONCALVES SILVA

DISCENTE: FABIANO ANDRE GONCALVES SILVA
DATA: 24/08/2011
LOCAL: nepsa

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E PROTAGONISMO JUVENIL: A ESTRATÉGIA SOCIOEDUCATIVA DO PROJETO OASIS DE INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIANatal - RN2011

Empreendedorismo Social; Educação Popular; Protagonismo Juvenil; Projeto OASIS.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A presente dissertação teve como objetivo analisar a estratégia socioeducativa do Projeto de Intervivência Universitária OASIS na formação de agentes de desenvolvimento comunitário, sob a perspectiva do empreendedorismo social. O referido projeto inseriu-se no contexto de um tipo de extensão universitária, denominada Intervivência Universitária, a qual surgiu através do edital MCT/ CNPq/ CT-Agronegócio/ MDA – Nº 23/2008 – Programa Intervivência Universitária. Através da análise do Projeto OASIS buscou-se identificar se um estratégia socioeducativa, o qual utilizou-se de elementos da educação popular, tendo como objetivo desenvolver jovens no âmbito do empreendedorismo social, trouxe contribuições para que tais passassem a agir em suas comunidades buscando ganhos sociais. Para isso, no aspecto metodológico, utilizou-se da abordagem qualitativa, do estudo de caso, da análise de conteúdo, de entrevistas semi-estruturadas, da observação não participante, além da pesquisa documental. No aspecto do referencial teórico abordou-se os assuntos do: empreendedorismo social, enfatizando-se o seu conceito, as suas diferenciações do empreendedorismo de negócio e da responsabilidade social, além da caracterização do empreendedor social; da educação popular, já que para o desenvolvimento do empreendedorismo social há a necessidade de uma nova forma de pensar e ver a realidade pelas pessoas; e do protagonismo juvenil. Da teoria abordada foram retiradas as dimensões (capital social; empoderamento e protagonismo juvenil) e os atributos de análise (valor, atitude, comportamento; confiança, cooperação, participação cívica) utilizadas neste trabalho. Diante das informações e análises das entrevistas realizadas e das observações feitas pôde-se perceber que a estratégia socioducativa do Projeto OASIS trouxe contribuições para os jovens entrevistados no aspecto do empreendedorismo social, influenciando-os assim no desenvolvimento de atividades no âmbito social nos municípios aos quais encontram-se inseridos.

Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUZA
Externo ao Programa - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR