Banca de DEFESA: IGOR MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR MARTINS
DATA: 17/08/2011
LOCAL: nepsa
TÍTULO:

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL E SEUS IMPACTOS JUNTO AOS SERVIDORES NA SECRETARIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (SEARH/RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças do Estado. Gestão de pessoas. Competências. Transformações Organizacionais.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

O Estado vem passando por mudanças com o intuito de atender uma sociedade com demandas cada vez mais exigentes. Técnicas do meio privado começam a ser empregadas na tentativa de sobrepor as disfunções enraizadas pela burocracia, tornando a máquina mais ágil. Através de lei federal a Gestão de Pessoas por Competências foi estabelecida como referencia para a administração de Recursos Humanos do setor público, na tentativa de desenvolver profissionalmente os servidores, embasados principalmente nos três pilares do modelo: o conhecimento, as habilidades e atitudes. Esta dissertação teve por objetivo compreender, na visão dos colaboradores, os impactos percebidos diante das transformações organizacionais ocorridas na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte com vistas a implementar uma Gestão de Pessoas baseada em Competências. Trata-se de um estudo de caso simples, caracterizado pela realização da pesquisa durante um determinado período de tempo, coletando dados em um ambiente real de uma organização, no caso a SEARH/RN. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram à pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Foi utilizada uma abordagem qualitativa com enfoque exploratório-descritivo. Toda a reforma implementada na instituição foi relatada e a partir daí analisado os impactos observados pelos servidores. Como resultados foi possível observar um avanço considerável nas atividades institucionais, principalmente relativo a estrutura físico/organizacional e políticas de recursos humanos, com avanços menores relativos as políticas de trabalho, em muito fruto do foco orientador da reforma na SEARH/RN. Os impactos de uma maneira global foram mais positivos do que negativos e orientam caminhos possíveis para melhoria em organizações públicas. Fazendo uma análise geral do programa de modernização implantado na SEARH/RN, pode-se concluir que, houve uma nítida mudança em todas as dimensões estudadas, em sua grande maioria apontando aspectos positivos, e contrariando a opinião de alguns autores, que afirmam ser muito difícil implementar reformas em organizações públicas, por se tratarem de ambientes altamente institucionalizados. O que foi encontrado foi um grande avanço organizacional, com falhas e pontos negativos, mas com um número muito maior de acertos e reconhecimento por parte dos atores institucionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - TEREZA DE SOUZA - UnP
Notícia cadastrada em: 03/08/2011 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao