Banca de DEFESA: NARCISIA LEOPOLDINA CAVALCANTI LORDSLEEM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARCISIA LEOPOLDINA CAVALCANTI LORDSLEEM
DATA: 12/09/2011
HORA: 14:00
LOCAL: nepsa
TÍTULO:

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E OS CURSOS DE GRADUAÇÃO NA UFRN


PALAVRAS-CHAVES:
Educação a Distância. EaD. Ampliação do Acesso. Interiorização. Democratização do Acesso.
 

PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
Esta dissertação busca contextualizar o debate teórico entre a implementação da política pública
de educação do Governo Federal voltada a EaD e as fundamentações legais para a sua execução, com vistas a levantar indagações e reflexões sobre o tema em
questão. O trabalho consiste em um estudo descritivo sobre o processo de institucionalização da EaD na UFRN como metodologia de ensino-aprendizagem.
Dentre as abordagens de implementação pesquisadas, a discussão perdurou entre as visões antagônicas top-down e botton-up. Instituições como ONU, Banco
Mundial e BIRD são responsáveis organizar eventos internacionais na área de educação, onde são acordados documentos com planejamentos e metas a cumprir por
todos os países participantes. Esses encontros internacionais refletem na criação dos documentos e programas para serem colocados em prática. No caso do
Brasil, pode-se citar o PNE, o PDE, o REUNI e a UAB entre outros; na busca de atingir objetivos quantitativos de melhoria no nível de escolaridade da
população do País. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se dos meios bibliográfico e documental para coleta dos dados e estudo de campo para
as quatro entrevistadas selecionadas UFRN - SEDIS/UAB. Os dados foram analisados e tratados através das
técnicas de Análise Documental e de Análise de Conteúdo. Em suma, os resultados apresentam a ampliação e a interiorização do acesso ao ensino
superior como objetivos alcançados, apresentando apenas algumas limitações, necessidade de melhorar as condições de estrutura física dos pólos, redução dos
níveis de evasão e finalização do processo de implementação da EaD na UFRN. Concluí-se que é a maior contribuição da
UAB e consequentemente, da UFRN, via EaD,  para os cursos de graduação (Licenciaturas em Matemática, Física,
Química, Geografia e Ciências Biológicas, além dos bacharelados em
Administração e Administração Pública) volta-se à ampliação do número de vagas e a criação de condições para uma parcela da população que não tinha
possibilidade acesso à educação e sua formação para a graduação.
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Externo à Instituição - HENRIQUE GUILHERME CARLOS HEIDTMANN NETO - FGV
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Notícia cadastrada em: 02/08/2011 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao