Banca de DEFESA: BRUNA MIYUKI KASUYA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA MIYUKI KASUYA DE OLIVEIRA
DATA: 21/07/2011
HORA: 10:00
LOCAL: nepsa
TÍTULO:
ACEITAÇÃO E USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO
DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS


PALAVRAS-CHAVES:
E-learning*. Aceitação de tecnologia. UTAUT.

PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

 

Este estudo teve como objetivo verificar como os alunos percebem os fatores
que podem influenciá-los a cursar uma capacitação a distância oferecida no
ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Escola Nacional de Administração
Pública (ENAP). Para tanto, foi utilizado como aporte teórico a Teoria
Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT), resultado da integração
de oito modelos anteriores que visam explicar o mesmo fenômeno, a
aceitação/uso da tecnologia da informação. A abordagem da pesquisa foi do
tipo quantitativo-qualitativo. Para consecução do objetivo da pesquisa,
foram realizadas cinco entrevistas semi estruturadas e a aplicação de um
questionário *on-line* (*websurvey*) em uma amostra válida de 101 servidores
públicos dispersos em todo território nacional. A técnica utilizada para a
análise dos dados quantitativos foi a modelagem de equações estruturais
(MEE), por meio do método dos mínimos quadrados parciais por modelagem de
caminhos (*Partial Least Square Path Modeling* – PLS-PM) e para os dados
qualitativos, a análise de conteúdo temática. Dentre os resultados obtidos,
verificou-se que, a crença que o servidor público possui no uso do AVA como
sendo uma forma de melhorar o desempenho de seu trabalho (expectativa de
desempenho) foi determinante para sua *intenção de uso* que, por sua vez,
influenciou o seu *uso*. Foi confirmado que, no âmbito de uso voluntário da
tecnologia, a opinião geral do círculo social do aluno (*influência social*),
não possui efeito em sua intenção em usar o AVA. A *expectativa de esforço*e as
*condições facilitadoras* não tiveram relação direta com a *intenção do uso
e uso, *respectivamente*.* No entanto, emergiu das falas dos alunos a
opinião particular dos colegas de trabalho, a facilidade de manipular o AVA,
a flexibilidade de tempo e local do EaD, a presença do tutor, como sendo
importantes em sua intenção de fazer uma capacitação a distância. De posse
dos resultados, espera-se que os gestores da capacitação a distância da ENAP
voltem suas ações para diminuir o impacto das causas do não uso por aqueles
indispostos a se capacitar adotar voluntariamente o *e-learning*, e
intensificar as potencialidades do EaD para os já usuários.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externo à Instituição - CRISTINA DAI PRÁ MARTENS - UNINOVE
Externo à Instituição - HENRIQUE MELLO RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 13/07/2011 09:25
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