Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIS LINHARES PIMENTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IRIS LINHARES PIMENTA

DATA: 07/07/2011

HORA: 09:30

LOCAL: nepsa

TÍTULO:

ADOÇÃO  DA EAD NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UM ESTUDO COM OS DOCENTES NA PERSPECTIVA DA TEORIA  DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a distância, E-learning, Stricto Sensu, Teoria da Difusão da Inovação, Adoção.


PÁGINAS: 120

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

RESUMO:

 

 

A educação a distância vem se expandindo em vários níveis educacionais, seja na graduação, na pós-graduação lato sensu e até mesmo em cursos técnicos. Porém até o momento não se tem indícios de pesquisas acerca da EaD em cursos de pós-graduação stricto sensu. Mesmo com os avanços crescentes através de inovações tecnológicas aplicadas a educação, as mesmas não conseguiram adentrar no âmbito da pós-graduação, porém observa-se atualmente que o uso do e-learning pode trazer aspectos relevantes que podem auxiliar o docente na prática de ensino. Dessa forma esta pesquisa objetiva identificar os perfis inovativos dos docentes e suas percepções sobre a adoção da educação a distância na pós-graduação stricto sensu. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, será utilizada a Teoria da Difusão da Inovação (IDT) proposta por Rogers (2003), que busca analisar os elementos que estão envolvidos no processo de difusão de uma inovação. Como procedimento de coleta de dados, será utilizado o levantamento de dados do tipo survey junto aos 138 docentes dos cursos de pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA/UFRN, que totalizam sete programas. Essa coleta dos dados será feita por meio de um questionário estruturado com 45 questões fechadas e uma aberta, onde o mesmo será disponibilizado tanto eletronicamente, como também por meio de questionário impresso, para minimizar problema de viés com professores mais avessos à tecnologia. Quanto à abordagem, a pesquisa será quantitativa, mas incluirá uma questão aberta para possibilitar uma visão mais interpretativa da questão investigada. No tratamento quantitativo dos dados, serão empregadas técnicas descritiva e inferencial, através da análise de variância – ANOVA, caso os dados apresentem normalidade, caso contrário opta-se pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney. Este trabalho irá contribuir para o desenvolvimento de uma pesquisa que possa contribuir para minimizar essa lacuna científica devido a escassez de pesquisas que envolvam os docentes no que diz respeito a adoção da educação a distância para o stricto sensu, na perspectiva teórica da difusão de inovação tecnológica.

 


 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1245959 - ANTONIO SERGIO ARAUJO FERNANDES
Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externo ao Programa - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Notícia cadastrada em: 27/06/2011 11:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao