A CONFIANÇA INTERORGANIZACIONAL NAS COMPRAS
Confiança interorganizacional, Compras, Relação comprador-fornecedor.
Esta pesquisa se insere no campo dos estudos organizacionais, focalizando o comportamento de compra organizacional e, de forma específica, a confiança interorganizacional nas compras. Esse tema é atual e relevante por abordar o desenvolvimento de boas relações entre comprador-fornecedor que melhora a troca de informações, amplia o tempo de relacionamento, reduz os controles hierárquicos e melhora o desempenho. Além disso, embora exista uma vasta literatura sobre confiança, os trabalhos científicos que tratam especificamente da confiança interorganizacional ainda carecem de mais pesquisas que sintetizem e validem as variáveis geradoras desse fenômeno. Nesse sentido, este trabalho consiste em propor um modelo que explique a geração de confiança interorganizacional nas relações de compras realizadas pelas indústrias de transformação. Para isso, serão investigados quatro construtos, verificando seus níveis de significância e de suas variáveis manifestas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de um modelo conceitual que combine abordagens sociológicas e econômicas. O modelo a ser proposto configura-se em uma nova visão dos antecedentes da confiança interorganizacional, descritos como significativos a partir dos modelos quantitativos de Morgan e Hunt (1994), Doney e Cannon (1997) e Zhao e Cavusgil (2006), bem como da análise qualitativa de Tacconi et al. (2011). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal de cunho empírico. Quanto à sua natureza, a investigação, de caráter explicativo, desenvolver-se-á em uma abordagem quantitativa, com o uso da modelagem de equações estruturais – SEM. Será utilizada uma amostragem aleatória simples, tendo como unidade de amostragem a relação de indústrias de transformação (CNAE 10 a 33), localizadas na cidade do Natal e na região da Grande Natal, tomando-se como unidade de análise a relação comprador-fornecedor, em que o objeto investigado será a organização fornecedora na visão da empresa compradora e os informantes-chave serão os diretores e compradores da indústria de transformação compradora.
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