Banca de DEFESA: HELANO DIOGENES PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: HELANO DIOGENES PINHEIRO

DATA: 31/03/2011

LOCAL: nepsa

REDESENHO DAS CONFIGURAÇÕES ESTRUTURAIS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES DERIVADAS DA INOVAÇÃO E FLEXIBILIDADE NA LEGISLAÇÃO PÓS-LDB

Estrutura, inovação, flexibilidade e universidade

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

O trabalho posiciona-se em um cenário no qual as instituições de educação superior sofrem pressões externas para o aumento de eficiência. A legislação após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 caracteriza-se pela fragmentação na sua implementação, traz em vários dispositivos normativos a preocupação com a flexibilidade e a inovação, como aspecto a serem incorporadas a estruturação organizacional. As políticas em exame nesta tese são as de: Educação à Distância (EAD); Lei de Inovação e Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A tese objetiva examinar  em que medida as características de inovação e flexibilidade, que balizam a nova legislação educacional pós-LDB, influenciam o   redesenho da estrutura organizacional na Universidade Federal do Ceará(UFC). Por tratar-se de políticas em implementação utilizando como base teórica a abordagem contingencial para captar a dinâmica interna que permeia o processo de redesenho das organizações universitárias, focando nos impactos relativos à flexibilidade e inovação. A pesquisa é qualitativa, com estratégia de estudo de caso, a adoção de pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com membros da administração da universidade. Os resultados obtidos não permitem comprovar a adoção de uma configuração mais flexível e inovadora na universidade, mas identifica-se a presença desses elementos nas mudanças em implementação, o que caracteriza o hibridismo na estrutura. As mudanças expõem principalmente a extensão da gestão de projetos para o componente administrativo e acadêmico relacionado às atividades de ensino da instituição. Em termos de projeção, identificaram-se modificações nos elementos que caracterizam as configurações atuais e a tendência da universidade a adotar a estrutura da organização diversificada. No entanto, persistindo o processo de descentralização gerencial, as unidades acadêmicas poderão adotar soluções estruturais próprias, porém sem evidências de modificação na organização profissional na maioria das unidades. Nesta perspectiva, esta tese afirma que existe dificuldades em incorporar a “inovação” e a “flexibilidade” em sua estrutura organizacional gerando soluções improvisadas, superpondo competências por duplicação de estruturas com propósitos idênticos ou copiando soluções exógenas.

Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA - UFC