Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLY ALVES PELOGIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: EMANUELLY ALVES PELOGIO

DATA: 23/08/2010

LOCAL: nepsa

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMPRESAS À LUZ DA LÓGICA EFFECTUATION: UM ESTUDO COM EMPREENDEDORAS NO MUNICIPIO DE CURRAIS NOVOS/RN

Empreendedorismo. Effectuation.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

A divisão entre “empreendedores” e “não-empreendedores” e a tradicional noção determinista inerente ao processo de criação de novas empresas, como a análise de oportunidades, avaliação de riscos, escolha estratégica e decisão (ANSOFF, 1965, PORTER, 1980) pouco ajuda no avanço do entendimento sobre o que de fato é o fenômeno do empreendedorismo, como este fenômeno ocorre e como pode ser estimulado (TASIC, 2007). Até pouco tempo, tinha-se a idéia que procedimentos e atitudes padronizadas bastavam para o sucesso nos negócios. Porém, tal idéia encontra-se em processo de transformação, uma vez que, as próprias condições nas quais as empresas são criadas atualmente são muito diferentes que no passado. Desta forma, o empreendedor necessita dirigir e gerenciar os negócios de forma criativa e inovadora, valendo-se das inovações tecnológicas pela qual a sociedade vem passando. Neste contexto, a incerteza do ambiente torna o processo de escolha e decisão dos agentes humanos ambíguo, assim como os objetivos estabelecidos (MARCH, 1982). Portanto, a idéia de racionalidade limitada e de ambigüidade de objetivos parece caracterizar o processo no qual os empreendedores lidam no momento de empreender (TASIC, 2007).

Assim, as explorações acerca do processo de criação de empresas podem esclarecer algumas questões a respeito do processo empreendedor e da estratégia empresarial que questionam a noção de causalidade, linearidade e previsibilidade nas pesquisas sobre empreendedorismo e também sobre a noção determinista inerente ao modelo de decisão clássico para a criação de novos negócios (TASIC, 2007). Neste contexto, uma guinada teórica mais radical no estudo do empreendedorismo foi proposta por Sarasvathy (2001a) ao propor um modelo de decisão que denominou de Effectuation como alternativa ao modelo de decisão clássico que se baseia no princípio de causalidade. As expressões são derivadas dos modelos tradicionais de decisão baseado em causas e efeitos. Assim, segundo Sarasvathy (2001a) os modelos clássicos de decisão consideram um determinado efeito como dado e se concentram na seleção de meios (causas) que possam produzir o efeito desejado. O modelo Effectuation considera um conjunto de meios (causas) como dados e se concentra na seleção (escolha) entre possíveis efeitos que podem ser criados com aquele conjunto de meios. Esta é a essência da noção de processo empreendedor proposta por Sarasvathy (2001a, 2001b): o modelo de decisão Effectuation, que é a forma de tomar decisões a partir de escolhas dentre os efeitos que podem ser produzidos a partir de um dado conjunto de meios, eliminando, conseqüentemente, a premissa de objetivos pré-existentes. Com isso, torna-se interessante entender como empreendedores decidem iniciar empresas e estruturar novos negócios. Nesta linha, tentar entender o processo de criação de empresas, a partir do modelo de decisão Effectuation, por mulheres empreendedoras no município de Currais Novos/RN é o principal objetivo deste trabalho.

Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Interno - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA