Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANO ANDRE GONCALVES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FABIANO ANDRE GONCALVES SILVA

DATA: 25/08/2010

HORA: 09:00

LOCAL: Setor V Sala D3

TÍTULO:

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO DO PROJETO DE INTERVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA INCUBADORA ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGENS E SABERES EM INICIATIVAS SOLIDÁRIAS (2009-2010)


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo Social; Protagonismo Juvenil; Projeto OASIS


PÁGINAS: 38

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

RESUMO:

A sociedade, ao longo dos anos, vem convivendo com contextos paradoxais. Ao mesmo tempo em que ocorrem avanços em diversas áreas (tecnologia, medicina, eletrônica, dentre outros) há a permanência de desigualdades sociais (fome, doenças, pobrezas, etc). Diante disso, torna-se cada vez mais importante a atuação da sociedade no desenvolvimento de ações que levem a superação de tais desigualdades. O empreendedorismo social se apresenta como uma alternativa para, a priori, minimizar os problemas sociais vigentes, já que trabalha com o empoderamento das pessoas, levando-as a refletirem e atuarem visando a sustentabilidade das suas comunidades. Para a execução de Projetos que envolvam este tipo de empreendedorismo há a necessidade da utilização de uma educação transformadora, reflexiva, problematizante, ou seja, da educação popular. Através dela, objetiva-se levar pessoas a desenvolverem, por si, conscientizações políticas e assim tornarem-se ativas na busca de melhorias sociais. Importante, neste contexto, investir em jovens buscando torná-los críticos, reflexivos e atuantes (protagonistas) em suas comunidades. Diante disso, esta pesquisa visa, através da análise do projeto de empreendedorismo social da Incubadora OASIS (PPGA/UFRN), o qual está ligado ao projeto de Intervivência Universitária Nacional, em que tem como financiadores o CNPq, MDA, MCT, CT-Agronegócios, saber que contribuições tal tem trazido para o protagonismo juvenil e para o desenvolvimento de consciências empreendedoras em jovens estudantes do ensino médio de 5 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, com estudo de caso no respectivo projeto. Para análise dos dados utilizar-se-á a análise de conteúdo.    



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2346233 - FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/08/2010 16:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao