Banca de DEFESA: MARIZETH ANTUNES BARROS - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIZETH ANTUNES BARROS

DATA: 10/09/2010

LOCAL: Setor V Sala D3

AUTOEFICÁRIA, CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autoeficácia, variáveis sociodemográficas, servidores públicos e instituição de ensino superior

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

A autoeficácia, construto desenvolvido por Albert Bandura desde 1977 e amplamente estudado no mundo todo, significa a crença do indivíduo nas próprias capacidades de realizar com êxito determinada atividade. O presente estudo tem por objetivo verificar o grau de associação entre as características sociodemográficas e de capacitação profissional com os níveis de Autoeficácia no Trabalho (AET) dos Assistentes em Administração de uma universidade federal. Trata-se de uma pesquisa descritiva, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. O método de análise de dados, de natureza quantitativa, foi efetivado com o auxílio dos programas estatísticos R e Minitab. O instrumento utilizado na investigação foi o questionário de dados sociodemográficos, variáveis de capacitação profissional e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAEGP) aplicado à amostra constituída por 289 Assistentes em Administração. As técnicas estatísticas para a análise dos dados foram estatística descritiva, análise de agrupamentos, teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach), teste de significância (Pearson). Os resultados mostram um perfil sociodemográfico dos Assistentes em Administração da UFRN com características bem distribuídas, sendo 48,4% homens e 51,6% mulheres; 59,9% deles têm idade acima de 40 anos, casados (49,3%), de cor ou raça branca (58%) e religião católica (67,8%); as famílias são compostas por até quatro pessoas (75,8%), com filhos (59,4%) de todas as faixas etárias; a ocupação das mães destes profissionais é na maioria do lar (51,6%), com escolaridade até ensino médio completo para pais (72%) e mães (75,8%). Os Assistentes em Administração apresentam níveis de capacitação profissional elevados; a maior parte deles compõe dois grupos de servidores: o primeiro, com servidores contratados recentemente (30,7%) e outro com longo tempo de serviço (59%); a maioria entra jovem na carreira e nela permanece até a aposentadoria; 72,4% destes profissionais têm formação acima do requisito mínimo para o cargo. A análise dos níveis de AET mostra níveis Médios e Altos para 72% dos Assistentes em Administração; as pessoas, classificadas com Baixa AET, apresentam uma AET média de 2,7, considerada próxima à média geral, apresentada em outros estudos, que é de 2,9. A análise de agrupamentos permite dizer que as características dos três grupos (Baixa, Média e Alta AET) são semelhantes, podendo ser encontrados nos três níveis de AET representantes com todas as características investigadas. Os resultados indicam que não há associação entre as variáveis sociodemográficas e de capacitação profissional com os níveis de autoeficácia no trabalho dos Assistentes em Administração da UFRN, exceto em relação à variável cor ou raça. Contudo, em função do número reduzido de pessoas que se autodeclararam de cor ou raça preta (4% da amostra), esse resultado pode ser interpretado como mera casualidade ou as pessoas pretas abordadas no presente estudo apresentam um senso de eficácia mais elevado do que brancos e pardos. O estudo corrobora outros estudos e evidencia a subjetividade do construto autoeficácia. Mais pesquisas são necessárias, principalmente com servidores, para a continuidade e ampliação dos estudos sobre o tema, o que possibilitará comparar e confirmar os resultados.

Presidente - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA
Interno - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS