Banca de DEFESA: JUAREZ AZEVEDO DE PAIVA

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JUAREZ AZEVEDO DE PAIVA

DATA: 17/09/2010

LOCAL: nepsa

GESTÃO COLEGIADA DA CADEIA PRODUTIVA DA CAJUCULTURA: O PAPEL DO COMITÊ GESTOR NO RIO GRANDE DO NORTE À LUZ DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

Cadeia Produtiva da Cajucultura, Desenvolvimento Regional Sustentável, Comitê Gestor.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

O tema desta dissertação é a gestão colegiada na cadeia produtiva da cajucultura a partir de leituras do papel do Comitê Gestor à luz do Desenvolvimento Regional Sustentável. A pesquisa teve por objetivo revelar o modo como os membros do Comitê Gestor da cadeia produtiva da cajucultura interpretam as dimensões econômica, social e ambiental para a sustentabilidade dos empreendimentos, tomando como base interpretativa o modelo teórico de Sachs (2004). O referencial teórico está fundado nos preceitos da Economia Solidária como estratégia para o Desenvolvimento Regional Sustentável. Para o alcance deste objetivo, foi realizado um estudo de caso, como base na análise de conteúdo e entrevistas semi-estruturadas com os empreendimentos econômicos solidários (EES) integrantes do Comitê e com o grupo de Entidades de Apoio e Fomento (EAF) responsável por formular e encaminhar ações em prol do desenvolvimento da cadeia. A pesquisa possibilitou concluir que as dimensões econômica, principalmente, e social, secundariamente, se sobrepõem, à dimensão ambiental. As ações em prol da cadeia são ainda restritas e de pouca efetividade quando interpretadas, de modo integrado, por um lado, pelos informantes desta pesquisa e, por outro, à luz dos preceitos do desenvolvimento sustentável.

Externo ao Programa - 1149330 - JOAO MATOS FILHO
Externo à Instituição - LYDIA MARIA PINTO BRITO - UnP