Banca de DEFESA: LUANA DE OLIVEIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUANA DE OLIVEIRA FERNANDES

DATA: 20/08/2010

LOCAL: nepsa

FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE COMPRA ONLINE: APLICAÇÃO DE UM MODELO ADAPTADO DE ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO.

Internet. Comércio eletrônico. Comportamento do consumidor. Aceitação do comércio eletrônico

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

A presente pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que influenciam a intenção de compra online dos consumidores em geral e daqueles que são usuários ou não do comércio eletrônico. Assim, trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, que utilizou um levantamento de natureza quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário aplicado em uma amostra de 194 alunos de pós-graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN e a análise desses dados foi feita por meio de estatísticas descritivas, análises fatoriais confirmatórias e análises de regressão linear simples e múltipla. Em geral, os resultados das estatísticas descritivas revelaram que esses alunos são, em sua maioria, usuários de comércio eletrônico, pessoas do sexo feminino, que possuem entre 21 e 35 anos, têm mestrado incompleto, são solteiras, possuem rendas familiares mensais diversificadas, usam a Internet de 4 a 12 anos e utilizam esse meio de comunicação muito intensamente. Verificou-se ainda que os pesquisados em geral possuem percepções de facilidade de uso, de utilidade e da influência social positivas em relação à compra online.

Porém, eles têm opiniões divididas sobre o risco percebido e a confiança. Os usuários de comércio eletrônico possuem percepções semelhantes às dos pesquisados em geral e mudam de opinião somente em relação à confiança. Já os não usuários de comércio eletrônico têm opiniões divididas sobre as percepções de facilidade de uso e de utilidade, não confiam na Internet para realizar transações comerciais, e possuem percepções de risco e da influência social negativas em relação à compra online. Além disso, percebeu-se também que os pesquisados em geral e os usuários de comércio eletrônico têm a intenção de realizar compras online nos próximos seis meses e que os não usuários desse meio de compra não possuem essa intenção. Através das análises fatoriais confirmatórias, criaram-se seis fatores que foram: intenção de comportamento, facilidade de uso percebida, utilidade percebida, risco percebido, confiança e influência social. Por meio das análises de regressão múltipla, observou-se que todos esses fatores influenciam a intenção de compra online dos pesquisados em geral. Verificou-se ainda que somente as percepções de facilidade de uso, de utilidade, de risco e confiança influenciam a intenção de continuar comprando pela Internet dos usuários de comércio eletrônico. Constatou-se também que somente a confiança e a influência social influenciam a intenção de realizar compra online dos não usuários de comércio eletrônico.

Através das análises de regressão simples, observou-se que a confiança influencia as percepções de facilidade de uso, de utilidade e de risco dos pesquisados em geral e dos usuários de comércio eletrônico. Verificou-se ainda que a confiança influencia somente as

percepções de facilidade de uso e de utilidade dos não usuários de comércio eletrônico. Por

fim, constatou-se que a facilidade de uso percebida influencia a percepção de utilidade dos

três grupos analisados. Diante desse cenário, concluiu-se que é de suma importância que as

organizações que trabalham com vendas online conheçam os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores, a fim de conquistarem mais espaço no seu mercado de atuação.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA - UnP
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUZA NETO
Notícia cadastrada em: 04/08/2010 09:06