Banca de DEFESA: SANDRA MARIA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SANDRA MARIA DA SILVA FERREIRA

DATA: 31/08/2010

LOCAL: SALA DE MESTRADO DO UFPA

AUTOEFICÁCIA DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO: um estudo com alunos concluintes do curso de graduação em administração no Estado do Pará

Autoeficácia; eficácia pessoal; alunos de Administração.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

O presente estudo apresenta as características de autoeficácia de alunos do curso de Administração que trabalham e que não trabalham. O estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo, descritiva, abordada quantitativamente com utilização de procedimentos estatísticos. Foi estudada uma população composta por 394 alunos distribuídos em três Instituições de Ensino Superior na região metropolitana de Belém no Estado do Pará. A amostragem foi não-probabilística por acessibilidade com uma amostra de 254 sujeitos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por um conjunto de questões divididas em três seções: a primeira, relacionada aos dados sóciodemográficos, a segunda identifica a situação de trabalho do respondente e a terceira seção foi elaborada com questões relacionadas à Escala de Autoeficácia Geral Percebida, proposta por Schwarzer e Jerusalém (1999). Os dados sociodemográficos foram tratados com a utilização de métodos de estatística descritiva. Este procedimento permitiu caracterizar os sujeitos da amostra. Para identificar a situação de trabalho utilizou-se a análise de frequência e porcentagem o que permitiu classificar em percentual os respondentes que trabalhavam e os que não trabalhavam; os dados relacionados à escala de autoeficácia foram tratados quantitativamente pelo método de estatística multivariada a partir da utilização do software de programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences for Windows – SPSS, versão 17 a partir do processo da Análise Fatorial Exploratória. Este procedimento permitiu caracterizar os alunos que trabalhavam e os alunos que não trabalhavam. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Social Cognitiva a partir do constructo de autoeficácia de Albert Bandura (1977). Os resultados do estudo apontaram uma amostra jovem, composta por maioria de mulheres solteiras com experiência de trabalho e indicaram que as características de autoeficácia de alunos que trabalham e alunos que não trabalham são distintas. As crenças de autoeficácia dos alunos que não trabalham estão baseadas em expectativas psicológicas enquanto que os alunos que trabalham demonstraram que suas crenças de eficácia estão sustentadas em experiências anteriores. O aluno que não trabalha demonstrou-se bastante confiante em suas capacidades para alcançar desempenhos de sucesso em suas atividades, acreditando ser fácil alcançar seus objetivos e enfrentar situações difíceis no trabalho, bastando investir esforço necessário e confiar nas suas habilidades. Aquele que tem experiência de trabalho mostrou-se confiante em suas capacidades para realizar cursos de ação, embora saiba que não é fácil alcançar seus objetivos e em situações inesperadas demonstrou ter habilidades especiais para resolver os problemas difíceis.

Externo à Instituição - ANDERSON DE SOUZA SANT'ANNA - UFMG
Presidente - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA