Banca de DEFESA: MARIA EMILIA SANTOS FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARIA EMILIA SANTOS FERREIRA DA SILVA

DATA: 18/06/2010

LOCAL: Auditório do NEPSA

Coevolução e as Práticas Isomórficas de Gestão: Um Estudo sobre os processos de mudanças institucionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN

Co-evolução, práticas isomórficas, relação de interdependência

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em sua trajetória histórica, tem vivenciado diversas mudanças. As transformações ocorridas ao longo do tempo foram determinadas por forças coercitivas do ambiente institucional, que ao longo do tempo foi se tornando complexo e amplo, adquirindo características diversas e novos elementos como os fatores não-institucionais1 que passaram a contribui com as demais mudanças. Nesse contexto, este trabalho objetiva estudar as práticas isomórficas dos gestores nos processos de mudanças institucionais no IFRN nos períodos de 1998 e 2008, partindo de uma perspectiva teórica coevolutiva (CHILD; RODRIGUES; LEWIN; CARROL; VOLBERDA, 2003). Essa teoria traz para os estudos organizacionais uma nova ótica de análise das organizações, pois oferece uma leitura não determinista e não linear do processo de evolução, significando uma co-evolução. Nesse sentido as organizações e seus ambientes institucionais e não institucionais se autoevoluem, se autoorganizam e se autoreproduzem. E, dessa forma, os fatores institucionais e os não-institucionais do ambiente macro mantêm uma relação de interdependência contínua com as organizações. Para fins desse estudo, se faz importante entender que é impossível compreender o objeto, as práticas isomórficas, sem considerar as mudanças institucionais anteriores e suas evoluções, suas continuidades e descontinuidades, importantes no processo coevolutivo. Para tanto, recorrer à trajetória histórica institucional é um aspecto fundamental para a concretização do estudo, pois o movimento recursivo faz-se presente na coevolução. Outro aspecto é que não se pode abdicar da visão de hologramática2, que considera o objeto, as práticas isomórficas, parte constituinte de um todo e que esse todo, também está nas partes, sendo impossível compreender o objeto, descolado do contexto do qual faz parte. Com esse entendimento, partindo do objetivo proposto, é necessário, descrever as características de co-evolução das mudanças institucionais referentes aos períodos de 1998 e 2008; analisar a dinâmica dos mecanismos isomórficos nos respectivos processos de mudança institucional; e descrever o aprendizado que as práticas isomórficas deixaram para o IFRN. Todas essas transformações se deram por forças coercitivas3 do ambiente institucional. A partir da década de 90 essas forças se intensificaram, o ambiente se tornou mais amplo e complexo, com a emergência de novos fatores ambientais. No entanto, propõe-se estudar o processo de gestão e suas práticas, referentes ao ambiente micro, embora necessite articular essas ações, às demandas e exigências do ambiente macro. Para a efetivação da pesquisa foram feitas entrevistas semi-estruturadas com os gestores que participaram dos dois processos de mudanças institucionais. Nas análises dos resultados foram constatadas as particularidades de cada mudança, a de 1998 com uma forte ação normativa dos gestores contra as forças coercitivas do Estado na busca do reconhecimento e legitimidade institucional e a de 2008, que se caracterizou pela ação normativa dos gestores em consonância com as forças coercitivas do Estado, em favor da política do governo para a educação profissional tecnológica. Na análise dos resultados percebe-se a evidência de um sentimento de pertencimento por parte dos gestores entrevistados.

Externo à Instituição - HILKA VIER MACHADO - UEM
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Presidente - 349130 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
Notícia cadastrada em: 09/07/2010 09:34