MECANISMOS E ELEMENTOS DE GOVERNANÇA PARA A ADOÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK CONCEITUAL
Inteligência Artificial Generativa; Governança Corporativa da Inteligência Artificial Generativa; Educação Superior; Framework conceitual.
A Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem sido cada vez mais reconhecida como uma força transformadora no ensino superior, oferecendo benefícios como o aprimoramento das experiências de aprendizado e o aumento da eficiência na pesquisa acadêmica. No entanto, uma revisão da literatura revelou que desafios significativos persistem, incluindo preocupações com a privacidade dos dados dos estudantes, a disseminação de desinformação e vieses nos processos avaliativos Além disso, identificou-se a escassez de estruturas de governança capazes de gerenciar eficazmente os impactos éticos, regulatórios e operacionais da IAG em instituições de ensino superior. Para preencher essa lacuna, este estudo examina os mecanismos e estratégias de governança corporativa adotados por universidades brasileiras na implementação da IAG e propõe um framework de governança. Esta pesquisa qualitativa, indutiva, exploratória e descritiva é operacionalizada por meio de uma revisão de escopo, coleta de dados empíricos via transparência ativa e passiva e análise temática de documentos e relatórios institucionais. O estudo se concentra nas universidades brasileiras mais bem classificadas em pelo menos um dos rankings de excelência acadêmica (Ranking Universitário Folha 2024, QS World University Ranking 2025 e Times Higher Education World University Rankings 2025), partindo da premissa de que essas instituições tendem a possuir estruturas consolidadas de governança tecnológica, tornando-se casos relevantes para análise. Os resultados indicam que a governança para adoção da IAG ainda está em estágio inicial nas universidades brasileiras mais bem ranqueadas, evidenciando a necessidade urgente de frameworks abrangentes de governança para enfrentar desafios éticos, regulatórios e estratégicos. Esta pesquisa contribui para o campo da gestão organizacional ao mapear o estado atual da governança da IAG nas principais universidades brasileiras, propor um framework estruturado para a implementação da IAG no ensino superior e identificar mecanismos eficazes de governança corporativa para tecnologias educacionais.