Indutores e barreiras na implementação de iniciativas de Educação Empreendedora e Inovação nas escolas de ensino básico: Uma análise a partir do Programa de Agentes Locais de Inovação
Implementação - Políticas Públicas – Educação Empreendedora - Inovação
O presente trabalho aborda sobre a implementação da educação empreendedora e inovação nas escolas, com foco na atuação do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI) Educação Empreendedora em Currais Novos/RN. A pesquisa busca entender como os indutores e barreiras influenciam a implementação de programas de empreendedorismo e inovação nas escolas de educação básica. O Programa ALI, que é operacionalizado pelo SEBRAE, visa fomentar práticas que desenvolvam competências empreendedoras e inovação no ambiente escolar, e envolve gestores, professores e alunos. O estudo de caso utiliza uma abordagem qualitativa analisando a atuação do Programa ALI em escolas do município de Currais Novos no período de 2022 e 2024 através de questionário e entrevistas coletivas respondidos por alguns dos principais atores: professores, gestores e agentes que atuaram na implementação do programa. O estudo identifica e analisa os principais facilitadores e desafios enfrentados durante a implementação, propondo estratégias para potencializar indutores e superar barreiras. Além de sua importância acadêmica, o trabalho está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como educação de qualidade (ODS 4) e inovação (ODS 9). A pesquisa corrobora para a compreensão de como políticas públicas de educação empreendedora e inovação podem ser melhor implementadas no contexto da educação básica brasileira, propondo melhorias para o aprimoramento dessas iniciativas.