Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO FLORENCIO DA COSTA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO FLORENCIO DA COSTA JUNIOR
DATA : 25/05/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

ENSAIOS SOBRE ECOSSISTEMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

ApexBrasil; Ecossistemas de Internacionalização; Internacionalização;
Tripla Hélice.

A internacionalização é conceitualmente apresentada na literatura especializada como o processo de envolvimento crescente nos mercados internacionais, que pode ocorrer de diversas formas, como investimento estrangeiro direto (IED), joint ventures, IPOs, intercâmbio de tecnologia, e exportações. Como tal, é um fenómeno que abrange diferentes tipos de organizações, desde pequenas e médias empresas (PME) a empresas multinacionais (MNE), universidades, centros tecnológicos, agências governamentais e até vários representantes da sociedade civil, abrangendo atores locais e internacionais em um ecossistema complexo, multifacetado e em constante evolução. A ApexBrasil é a agência brasileira de promoção de exportações e investimentos, responsável por promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investidores estrangeiros. Dada a importância da internacionalização das empresas para o desenvolvimento econômico, seu papel institucional ganhou enorme importância, o que leva à necessidade de um estudo de caso aprofundado sobre essa instituição e seu impacto no ecossistema de internacionalização brasileiro. Nesse contexto, o presente trabalho visa apresentar um novo framework de ecossistema de negócios – o ecossistema de internacionalização – ao mesmo tempo em que apresenta um quadro teórico para explicar a sua natureza, singularidade e dinâmica, de forma a apoiar a sua integração conceptual com as modernas teorias sobre internacionalização (IB Theories). Com base neste framework, busca também analisar o papel institucional da ApexBrasil no ecossistema de internacionalização brasileiro, permitindo o desenvolvimento de estratégias para sua otimização. A pesquisa caracteriza-se como um Estudo de Caso com perspectiva interpretativa, de caráter essencialmente qualitativo, dentro de um paradigma funcionalista visando o desenvolvimento de uma compreensão objetiva, aplicável e, em certa medida, mensurável do fenômeno. A coleta e interpretação dos dados utilizarão uma variedade de técnicas, incluindo Grounded Theory, Análise Temática, Entrevistas em Profundidade, Análise de Conteúdo e Análise Bibliográfica/Documental. Em sua fase inicial, a pesquisa já alcançou resultados relevantes, demonstrando haver distância considerável entre a academia brasileira e a ApexBrasil, apontando para uma lacuna considerável de pesquisa sobre o impacto da ApexBrasil na economia e na sociedade, o que aponta para potenciais ineficiências na dinâmica do ecossistema de internacionalização brasileiro. A pesquisa também apresentou um framework para explicar os ecossistemas de internacionalização, abrangendo quatro conceitos de ecossistema: negócios, empreendedorismo, inovação e plataforma, a fim de extrair deles os elementos centrais necessários para entender a natureza complexa do fenômeno da internacionalização. Teoricamente, ao propor um framework para ecossistemas de internacionalização, o trabalho contribui para estimular a busca de estudos sobre integração e replicação de ecossistemas internacionalizantes, o que ainda é inexistente na maior parte da literatura de IB. Como contribuição prática, a pesquisa apresenta um arcabouço no qual as organizações em geral e a ApexBrasil em particular podem se situar a partir de seus objetivos, dinâmicas e interações, sendo, assim, um instrumento para otimizar a internacionalização em diversas esferas.

Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - LEANDRO TRIGUEIRO FERNANDES - UnP
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 15:03