Banca de QUALIFICAÇÃO: MURIELLE MEDEIROS DIAS

DISCENTE : MURIELLE MEDEIROS DIAS
DATA : 28/04/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link a ser informado no Forum do Sigaa)

MEIOS DE PAGAMENTOS E PADRÕES DE CONSUMO: UMA REVISÃO E EVIDÊNCIAS NO BRASIL

Meios de Pagamento. Consumo. Transação.

Diariamente realizamos a compra de algum bem ou serviço e nos deparamos com a escolha do tipo de pagamento para concluir a transação. Essa tomada de decisão pode ser influenciada por diversos fatores. Para investigar por que e onde os clientes usam diferentes formas de pagamento, foram desenvolvidos dois ensaios. O primeiro apresenta uma revisão da literatura sobre meios de pagamentos e consumo por meio de uma busca sistematizada nas bases de dados Web of Science e Scopus. A revisão além de apresentar as principais discussões e descobertas da literatura, possibilitou identificar as lacunas dos estudos e direcionar a pesquisa empírica. O segundo ensaio contextualiza a pretensão do estudo empírico que será desenvolvido através de um banco de dados do Banco Central do Brasil que coletou informações dos hábitos de pagamentos de cidadãos em todo o país. Os dados fornecem uma combinação única de informações sobre a escolha do método de pagamento e o tipo do bem/ serviço adquirido com informações detalhadas sobre dados sociodemográficos e preferências do consumidor em uma pesquisa de consumo representativa nacionalmente. Os resultados buscam revelar os fatores que influenciam as escolhas do consumidor e seus padrões de consumo.

Externo à Instituição - ABDINARDO MOREIRA BARRETO DE OLIVEIRA
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Presidente - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 17:46