Banca de DEFESA: PAULA SEVERO SEGUINS

DISCENTE : PAULA SEVERO SEGUINS
DATA : 18/04/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS NA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO

Alfabetização financeira. Conhecimento financeiro. Atitude financeira. Comportamento financeiro.

A alfabetização financeira é a capacidade de um indivíduo analisar, gerir e aplicar seus conhecimentos com vistas ao bem-estar financeiro e fatores sociodemográficos podem influenciá-la positiva ou negativamente. A presente pesquisa teve como objetivo relacionar os fatores sociodemográficos de gênero, idade, estado civil, quantidade de filhos, grau de escolaridade e renda à alfabetização financeira dos militares da Base Aérea de Natal. Para tanto, aplicou-se questionário, respondido de maneira voluntária e anônima. O instrumento foi dividido em dois blocos, sendo o primeiro, constituído de perguntas relacionadas a perfis sociodemográficos dos respondentes e o segundo, fragmentado em três partes, teve como objetivo avaliar a alfabetização financeira por meio de três fatores: conhecimento financeiro, comportamento financeiro e atitude financeira. Os dados, coletados por uma pesquisa survey, foram investigados quantitativamente em uma análise estatística multivariada, com regressão múltipla e testes de hipótese. Como resultados, foi descoberta a relação significativa entre escolaridade e renda, ao contrário dos demais constructos. Essa contradição a demais investigações pode ser atribuída às particularidades do militarismo.

Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Interna - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO