Banca de DEFESA: DAYANE DA SILVA RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANE DA SILVA RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 28/03/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Ensaios sobre os efeitos da educação a distância nos indicadores do ensino básico público: um olhar para a formação de professores

Universidade Aberta do Brasil; educação a distância; focalização; impacto; formação de professores.

Devido às enormes desigualdades na oferta do ensino superior no território brasileiro e a carência de formação docente no ensino básico, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído (decreto 5.800/2006) com o objetivo de democratizar e interiorizar o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio da educação a distância. Considerando as discussões sobre a educação a distância, e a política da UAB para a formação dos professores, esta tese, composta por três ensaios, explorou nos dois primeiros ensaios: a influência do perfil dos municípios na adesão da UAB, através da regressão logística e da análise de cluster; e o impacto da UAB sobre a formação dos professores, com o método de diferenças em diferenças; enquanto o terceiro ensaio investigou a relação entre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano e o tipo e modalidade de formação dos professores, por meio do método de correspondência por escore de propensão e regressão generalizada impulsionada (GBM). Os resultados indicam que a UAB é uma política híbrida, que combina estratégias de universalização e focalização, embora as características dos municípios que remetem à focalização em lugares mais desfavorecidos socioeconomicamente e educacionalmente influenciaram apenas parcialmente na adesão à política; a UAB impactou positivamente as taxas de formação dos professores do ensino fundamental dos municípios que receberam os polos, em relação aos municípios que não os receberam, e o estudo de eventos mostrou que mais tempo de exposição a política gera impactos ainda maiores nas variáveis de interesse; os resultados também indicaram que professores de matemática licenciados nesta área, na modalidade a distância, implicam em melhores resultados nos exames de matemática, comparados com professores formados em outros cursos superiores ou sem formação superior. Este efeito é acentuado para o desempenho de alunos em condições desfavoráveis, como os das áreas rurais e de escolas com índices socioeconômicos mais baixos. Entretanto, não houve diferença estatisticamente significante entre os desempenhos dos alunos que estudaram com professores formados em matemática a distância ou presencial. Diante das discussões e resultados expostos nestes ensaios, este trabalho tem potencial para contribuir para a avaliação da expansão da EAD no Brasil, a qual ainda está em desenvolvimento, e que foi uma das principais escolhas públicas para a formação de professores no país; e para ampliar a literatura sobre educação a distância e formação de professores. Do ponto de vista gerencial, esta tese pode ajudar a fundamentar discussões e decisões na área de avaliação de políticas de formação docente no Brasil e em outros países em desenvolvimento que sofrem com problemas de qualificação docente semelhantes ao do Brasil.

Externa à Instituição - TÁSSIA DE SOUZA CRUZ - FGV
Externo à Instituição - GUILHERME DINIZ IRFFI
Interno - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO