Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA CURVELO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANA CURVELO DE SOUZA
DATA : 16/02/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)

A retórica na formação de gestores: desenvolvendo competências argumentativas no ensino de administração

Retórica. Discurso. Desenvolvimento de Competências. Argumentação. Ensino de Administração.

Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Partindo da discussão sobre uma revisão bibliográfica acerca de retórica, discurso, desenvolvimento de competências e evolução do ensino de administração,  e tendo em vista o prazo da Resolução CNE/CES nº 5/2021 para adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em administração no sentido de viabilizar o desenvolvimento de competências para a comunicação eficaz, esta tese tem por objetivo principal discutir a aprendizagem de retórica para o desenvolvimento de competências argumentativas no ensino de administração. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira com o objetivo de identificar a aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas durante os últimos 20 anos. Os dados da revisão sistemática da literatura foram analisados por meio de análise de conteúdo e subsidiaram a etapa seguinte, com a finalidade de conhecer os fatores que podem condicionar ou potencializar a prática e o desenvolvimento da argumentação na autopercepção de uma amostra de estudantes de um curso de administração, que aceitem participar da pesquisa e estejam cursando um mesmo componente curricular conduzido sob metodologias ativas. Os dados provenientes coletados por meio de questionários com perguntas abertas passarão por uma análise temática para conhecer padrões e perceber insights úteis ao atendimento do terceiro objetivo específico: propor caminhos para inclusão de uma retórica pedagógica na formação oferecida pelo curso de administração com base em documentos norteadores brasileiros. O percurso da coleta de dados documental estará concatenado aos resultados das etapas anteriores por meio do desenvolvimento de uma matriz que irá comparar fatores percebidos a atributos desejáveis. Espera-se que os resultados e as discussões sinalizem meios pedagógicos fundamentados para a aplicabilidade da aprendizagem de retórica no processo formativo do administrador, de modo que sejam conferidas oportunidades à melhoria da estrutura dos discursos em conformidade com as expectativas de estudantes e dos marcos legais para o curso de administração, culminando no atendimento do objetivo geral do estudo e evidenciando uma contribuição teórica, prática e social.

Externa à Instituição - FERNANDA SALVADOR ALVES
Externa à Instituição - ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO - IFRN