Banca de DEFESA: LUANA DE ANDRADE PINHEIRO BORGES

DISCENTE : LUANA DE ANDRADE PINHEIRO BORGES
DATA : 29/12/2022
LOCAL: NEPSA 2, AUDITÓRIO 1

POTENCIAL EMPREENDEDOR E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA VISÃO DE UNIVERSITÁRIAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Formação em Tecnologia da Informação; Estereótipos; Gênero; Potencial empreendedor; Empreendedorismo feminino.

O objetivo deste trabalho é compreender como o estereótipo de gênero pode ter uma relação no potencial empreendedor de universitárias da área de Tecnologia da Informação (TI). Estudos anteriores focam mais em estudos quantitativos e poucos aprofundam o tema do potencial empreendedor sob o ponto de vista das estudantes de cursos da área tecnológica, considerando mais especificamente as questões de gênero. Por meio de pesquisa qualitativa básica, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com alunas do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como estratégia de análise, empregou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática/categorial, com apoio do software ATLAS.ti® versão 8.4.24. Dentre os resultados, destaca-se que a ampla maioria das entrevistadas expressa pouca intenção de abrir um negócio na sua área de formação. As estudantes entrevistadas também percebem que o curso de BTI não tem proporcionado um ambiente que estimule o potencial empreendedor das estudantes, entendem que ainda é incipiente a educação empreendedora e que os estereótipos de gênero colaboram para enfraquecer o desejo de futuramente serem empreendedoras. Na visão das entrevistadas, as barreiras para as mulheres abrirem um negócio são maiores que os aspectos motivadores. A pesquisa enriquece o campo do empreendedorismo feminino na perspectiva da formação de nível superior em tecnologia da informação. Como contribuição prática, a pesquisa tece considerações sobre como o curso de BTI da UFRN pode desenvolver ou avançar em ações que estimulem o gênero feminino no ramo dos negócios de base tecnológica e que leve em conta as subjetividades das estudantes.

Interna - 1100806 - ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Externa à Instituição - FERNANDA FRANCIELLE DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Interna - 1228739 - JANAYNNA DE MOURA FERRAZ