Banca de DEFESA: THIAGO WANDERLEY MACEDO NEVES DE ALMEIDA

DATA : 26/12/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
Observações e Inferências Sobre o Custo Fixo na Estratégia de Put Protetora

Seguro de Carteira Baseado em Opções; OBPI; Volatilidade Implícita; Piso Dinâmico; Custo Fixo do Seguro; e Estratégia de Put Protetora.

O Seguro de Carteira Baseado em Opções deve evitar perdas e capturar ganhos, pelo custo de um “prêmio”, mas na prática o custo do prêmio pode ser muito alto para capturar ganhos nas diferentes condições de mercado. Com base nessa premissa, o objetivo deste estudo é analisar uma alternativa otimizada ao Seguro de Carteira Baseado em Opções, assumindo que a probabilidade de um evento negativo varia com o tempo e, portanto, o piso do seguro não deve ser mantido a qualquer custo. Para atingir o objetivo, foram cruzados dados entre data de rolagem e percentual fixo do custo do seguro, utilizando dados históricos de 678.546 negociações, o que possibilitou a obtenção de 3.700 carteiras. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e econométrica, bem como regressões lineares simples. Os resultados demonstraram que o piso segurado variou com a volatilidade implícita nos preços das opções, indicando a possibilidade de obter melhor razão retorno-risco e menor drawdown quando comparado à carteira desprotegida, mostrando uma correlação positiva entre custo e retorno para custos baixos e uma correlação negativa para maiores custos. Além disso, pode-se indiretamente inferir que a explicação para os resultados advém de a percepção de risco pelo mercado não representar o risco real. Assim como a estabilização e a possível recuperação dos preços que ocorrem após uma queda significativa, a confiança do mercado não é restaurada na mesma proporção. É por isso que a volatilidade permanece em níveis elevados, consequentemente, elevando o custo do seguro, mesmo com menores probabilidades de eventos negativos.

Externo à Instituição - CLAUDIO HENRIQUE DA SILVEIRA BARBEDO
Interno - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE