Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ DA SILVA FEITOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSÉ DA SILVA FEITOSA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

PROCESSO DE INOVAÇÃO SOCIAL: O PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM PERNAMBUCO

Inovação social. Processo. Barreiras. Facilitadores. Implementação. Programa de Educação Integral. Ensino Médio. Discentes. Docentes.

O presente estudo se propôs a compreender o processo de uma inovação social, enfatizando a percepção/avaliação dos usuários e implementadores no estágio pós-implementação, a partir de uma adaptação do processo de inovação social de Mulgan (2014), composto por sete etapas: oportunidade ou desafio; geração de ideias; desenvolvimento do projeto e experimentação; avaliação do protótipo ou projeto piloto, aprimoramento, identificação de fontes de receita e meios de institucionalização; entrega, implementação, avaliação após implementação, adaptação; crescimento e expansão; mudando sistemas. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, conduzido por pesquisa bibliográfica e documental, bem como aplicação de questionário semiestruturado e observação não participante. A pesquisa foi realizada em cinco Escolas de Referência em Ensino Médio, que fazem parte de cinco municípios localizados na microrregião do sertão do Pajeú do Estado de Pernambuco. Participaram da pesquisa 14 professores (implementadores) e 42 estudantes (usuários). Em termos percentuais, a percepção dos professores quanto à categoria “aspectos econômico-financeiros e político-legais” mostrou-se em estado crítico, com uma insatisfação de 44% e satisfação de 49%. Já na percepção dos estudantes, a referida categoria apresentou-se em situação de alerta com uma insatisfação de 33% e satisfação de 53%. Já em relação à categoria que envolve aspectos técnicos, relacionais e socioculturais, os estudantes demonstraram satisfação de 66% e insatisfação de 19%, revelando estado de alerta dentro dos parâmetros considerados na pesquisa, enquanto que os professores expressaram satisfação de 83% e insatisfação de 8%, o aponta para um estado favorável. Os achados também apontam que as etapas do processo de inovação social estão consolidadas, exceto os estágios de crescimento e expansão e mudança sistêmica. No que tange à percepção dos usuários e implementadores na avaliação da política após a implementação, foram constatadas as barreiras econômico-financeira e político-legal afetando a implementação da política pública. Por outro lado, os resultados indicam para os aspectos técnicos, relacionais e socioculturais como facilitando, de modo geral, a implementação da política pública estudada. Diante desses resultados, o presente estudo confirma a tese de que a percepção/avaliação dos usuários e implementadores no estágio pós-implementação pode ajudar a explicar as barreiras e/ou facilitadores ao longo do processo de inovação social, sobretudo, na fase de implementação da inovação social. Quanto às limitações do presente estudo, pode-se citar a dificuldade de acesso às informações, considerando que, em relação aos estudantes, a quase totalidade é menor de idade, sendo necessária a autorização prévia dos pais para participação dos discentes na pesquisa. Em relação aos professores, os mesmos são sobrecarregados com atividades, devido à intensa rotina do ensino médio integral, o que também se tornou um dificultador no acesso à informação. Em relação às sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se a aplicação do instrumento disponível na presente pesquisa em escolas de outras microrregiões do Estado de Pernambuco, visando diagnóstico e análises comparativas. Sugere-se ainda executar a pesquisa em outras unidades da federação e comparar os resultados entre as mesmas. Também seria interessante realizar um estudo em escolas de ensino médio regular e comparar com os achados de escolas de ensino médio integral, fazendo as devidas adaptações no instrumento de pesquisa.

Externa à Instituição - CARLA REGINA PASA GÓMEZ
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externa ao Programa - 1803472 - LILIA ASUCA SUMIYA - nullInterno - ***.365.614-** - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ - UFRN
Externo à Instituição - SUZANNE ÉRICA NÓBREGA CORREIA