Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE DA SILVA RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANE DA SILVA RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 13/09/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/ahn-keze-dxc)

Efeitos da Universidade Aberta do Brasil sobre os indicadores educacionais do ensino básico brasileiro: um olhar sobre a formação de professores

Universidade Aberta do Brasil; educação a distância; focalização; Impacto; Formação de professores

Devido às enormes desigualdades na oferta do ensino superior no território brasileiro e a carência de formação docente no ensino básico, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído (decreto 5.800/2006) com o objetivo de democratizar e interiorizar o acesso ao ensino superior no Brasil, por meio da educação a distância. Considerando as discussões sobre a educação a distância, e a política da UAB para a formação dos professores, esta tese, composta por três artigos, analisa os efeitos da da Universidade Aberta do Brasil sobre os indicadores educacionais do ensino básico. Analisou-se a focalização da UAB nos municípios brasileiros, através da regressão logística e da análise de cluster; o impacto da UAB sobre a formação dos professores, com o método de diferenças em diferenças (Callaway e Sant’Anna, 2021); e o efeito do tipo e da modalidade da formação dos professores de matemática no desempenho da Prova Brasil das suas turmas de 9ª série do ensino fundamental, através da regressão generalizada impulsionada (GBM). Os resultados preliminares apontam que não houve um padrão no perfil dos municípios contemplados com os polos da UAB e as características dos municípios influenciaram parcialmente a abertura dos polos; a UAB impactou positivamente as taxas de formação dos professores do ensino fundamental dos municípios que receberam os polos, em relação aos municípios que não os receberam, e o estudo de eventos mostrou que mais tempo de exposição a política gera impactos ainda maiores nas variáveis de interesse; os resultados também indicaram que professores de matemática licenciados nesta área, na modalidade a distância, implicam em melhores resultados nos exames de matemática, comparados com professores formados em outros cursos superiores ou sem formação superior. Este efeito é acentuado para o desempenho de alunos em condições desfavoráveis. Não houve diferença estatisticamente significante entre os desempenhos dos alunos que estudaram com professores formados em matemática a distância ou presencial. Diante das propostas explanadas e dos resultados encontrados até aqui, este trabalho procura contribuir com a avaliação da expansão da EAD no Brasil, a qual ainda está em desenvolvimento, e que foi uma das principais escolhas públicas para a formação de professores no país. Contudo, pouco se sabe a respeito dos impactos dessas ações para a qualidade do sistema educacional. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a literatura agregando evidências empíricas às discussões nestas áreas.

Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Presidente - 1510488 - LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interna - 1894891 - RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Notícia cadastrada em: 01/09/2022 14:59