Banca de DEFESA: IGOR MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IGOR MARTINS
DATA : 30/05/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/esh-bdcn-hnf

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ESFERA PÚBLICA E SUA TRANSVERSALIDADE NORMATIVA: ORIGENS, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DE UM ESCOLA DE GOVERNO.

Gestão por Competências. Esfera Pública. Cenário Teórico. Escolas de governo

A Gestão de Pessoas por Competências é um modo de pensar e agir na conduta das políticas de recursos humanos, que presume através da soma de aptidões gerar um ganho qualitativo para as organizações. Nos anos 2000 já se configurava uma realidade no setor privado, sendo oficialmente absorvido pelo setor público no ano de 2006, através da publicação do Decreto Lei 5707/06, documento que foi revogado e atualizado por duas vezes (2019 e 2020), para um alinhamento do discurso da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) mais próximos dos preceitos da abordagem por competências. Diante desse contexto, essa tese teve como guia de conduta responder como as mudanças na normativa do PNDP convergem com os preceitos epistemológicos da Gestão de Pessoas por Competências e como essas transformações afetam a atuação de uma Escola de Governo? Apresentará três artigos para discutir de forma propositiva a cena em questão: o primeiro focará quais as principais mudanças de normativas do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, observando se houve uma melhor alinhamento com a teoria da gestão de pessoas por competências – através de uma análise documental, triangulando com uma proposição de modelo teórico; o segundo irá analisar bibliometricamente o panorama das pesquisas científicas nacionais sobre a GPPC na esfera pública, entre 2006 e 2022, buscando apontar se existe um cenário propício para uma produção especializada a respeito do tema; e o terceiro se propõe a analisar se as mudanças normativas que direcionam o PNDP e fatores intervenientes influenciam significativamente nas proposições das ações de desenvolvimento de pessoal da Escola de Governo/RN e na sua percepção de contribuição para o avanço do serviço público estadual – sendo realizado através de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso simples. A síntese dos resultados é de que a lei que conduz o PNDP conseguiu se realinhar com os preceitos teóricos da Gestão por Competências, dando a normativa um caráter mais holístico, no qual foi realocado o protagonismo do servidos para as necessidades das instituições; o campo teórico da produção nacional foi identificado como imaturo e pouco propício ao desenvolvimento epistemológico do tema, principalmente pelos poucos centros especializados e baixo intercâmbio das obras nacionais; e a Escola de Governo do RN ao decorrer de sua existência sempre esteva à frente da normativa do PNDP, com seus procedimentos seguindo as diretrizes mesmo antes dos Decretos serem publicados. Mas ao se falar nos fatores intervenientes, observa-se um processo de entropia da instituição, com diminuição do seu alcance e de estrutura,  o não sentimento de prioridade por parte do atual ciclo político, julgando que os programas de formação e capacitação de pessoal não estão na agenda do atual Governo, fatores que contribuem para  percepção de não cumprimento de sua missão e subutilização da instituição no papel de desenvolvimento das competências estaduais.

Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Externo ao Programa - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO