Banca de DEFESA: RAUL OMAR DE OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAUL OMAR DE OLIVEIRA DANTAS
DATA : 29/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/ans-mvku-ymr)
TÍTULO:

ANÁLISE ECONOMÉTRICA DOS PADRÕES DE DESCONTOS NAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Contratos Públicos, Despesas Públicas, Licitações, Controle Externo.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

O controle de custos e contratações públicas de uma nação é essencial para o seu desenvolvimento econômico e aprimoramento social. As compras governamentais no Brasil envolvem um mercado de cerca de quinhentos bilhões de reais por ano, em contratações públicas. Esse estudo tem como foco o estudo do comportamento do mercado de licitações públicas, ao avaliar os descontos típicos nos certames ocorridos no estado do Rio Grande do Norte, ocorridos entre 2015 a 2018, a partir de 105.206 licitações, coletadas junto ao Portal de Transparência do TCE-RN. Verificou-se através de regressões múltiplas que os descontos ofertados nas licitações apresentaram um comportamento atrativo ao erário, na maioria das modalidades licitatórias atualmente disponíveis, quando comparadas as contratações diretas por dispensa ou inexigibilidade de Licitação. Destacam-se as contratações logradas através de pregões eletrônicos e pregões presenciais, pelo excelente desempenho quanto à economicidade. Também foi observado desempenho positivo em algumas faixas de valores para  as contratações advindas de Convite, Tomada de Preço e Concorrência. Os benefícios médios de cada uma das modalidades, e suas respectivas significâncias estatísticas, foram apresentados de acordo com faixas representativas de valores em função dos limites legais previstos para tais modalidades. Portanto, essa pesquisa visa oportunizar para o gestor público e a comunidade acadêmica, através de dados e estudos estatísticos, subsídios iniciais, para a tomada de decisões, e compreensão da expectativa do comportamento de mercado em compras de produtos e serviços, considerando que as escolhas das modalidades licitatórias demonstraram impactos médios distintos em relação à economicidade do erário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1894891 - RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Externo à Instituição - JAIME DE JESUS FILHO
Notícia cadastrada em: 27/04/2022 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao