Banca de DEFESA: GEORGE WAGNER DE PAULA GADELHA TEIXEIRA

DISCENTE : GEORGE WAGNER DE PAULA GADELHA TEIXEIRA
DATA : 14/03/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/gfs-ezep-zif)

FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA PERSPECTIVA DO DECISOR: VALIDAÇÃO DE ESCALA PARA O SETOR PÚBLICO

Formulação de Estratégias. Mente do Decisor. Setor Público. Validação de Escala.

Esta survey tem o objetivo geral de validar para o contexto público a escala desenvolvida por Lucian, Barbosa, Sousa, Pereira e Silva (2008), que busca compreender como as estratégias são formuladas a partir da mente do estrategista. Para atender a esse objetivo geral, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar, em termos de gênero, faixa etária, formação acadêmica e tempo de serviço, os responsáveis pela tomada de decisão estratégica no IFRN; ii) Validar a dimensão pensamento estratégico para o contexto público; iii) Validar a dimensão formação da estratégia para o âmbito público; e iv) Validar a dimensão mudança estratégica para a esfera pública. Essa escala tem por base os estudos de De Wit e Meyer (2004), os quais descrevem que a formulação de estratégia é um construto tridimensional composto por paradoxos que influenciam o cognitivo do decisor no momento da tomada de decisão estratégica. As dimensões e paradoxos são: i) pensamento estratégico, composto pelo paradoxo do pensamento lógico versus o criativo; ii) formação de estratégia, composta pelo paradoxo da formação deliberada versus a emergente; e iii) mudança estratégica, constituída pelo paradoxo da mudança evolucionária versus a revolucionária. O objeto de estudo para validar esse questionário é o Instituto Federal do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN). A escala de Lucian et al. (2008) foi aplicada de forma online, através do site Google Forms, junto aos servidores públicos que compõem o colegiado no IFRN, denominado de Colégio Gestor. No tratamento dos dados, foi realizada uma análise gráfica para caracterizar os respondentes da pesquisa e uma análise fatorial confirmatória (AFC) para validar a escala. Quantos aos achados, este estudo identificou que há duas vezes mais homens do que mulheres atuando na formulação de estratégias no IFRN, a média de idade dos respondentes é de 36 anos, aproximadamente 95% dos respondentes têm formação superior ou alguma pós-graduação e têm até 15 anos de serviço pelo IFRN. Por fim, as três dimensões da escala apresentaram consistência e adequação e, sendo assim, foram validadas para o setor público.

Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE