Banca de DEFESA: JORGE ÍTALO MACÊDO PRUDÊNCIO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORGE ÍTALO MACÊDO PRUDÊNCIO DE LIMA
DATA : 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/uhj-xzey-upi)
TÍTULO:

APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO EM DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO ATRAVÉS DE CASOS PARA ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas, Método do Caso, Ensino em Administração, Andragogia, Apropriação de Conceitos.


PÁGINAS: 222
RESUMO:

O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Interna - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externa à Instituição - ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 16:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao