PROPOSTA DE USO DO LIFECYCLE CANVAS® NA APRENDIZAGEM BASADA EM PROJETOS
Gestão de Projetos; Aprendizagem Baseada em Projetos; LifeCycle Canvas; Design Science
Dada a convergência de elementos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) com a Gestão de Projetos (GP); da possibilidade de uso de ferramentas de GP no desenvolvimento de uma disciplina de ABPj; de teoricamente as características da GP são camufladas, enquanto chave de análise, nos artigos, involuntariamente, pelas escolhas metodológicas dos autores, e evidenciadas as características da ABPj; e da ausência de um protocolo efetivo para o ensino superior, o trabalho em questão busca saber como os aspectos da GP, a partir do LifeCycle Canvas (LCC), podem ser operacionalizados na Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto do Ensino de Administração. Sendo assim o trabalho se propõe a analisar criticamente o cenário acadêmico brasileiro quando na aplicação da ABPj; demonstrar os aspectos teóricos que coincidem entre a GP e a ABPj; operacionalizar os aspectos práticos entre a GP e a ABPj a partir da validação de especialistas e, por fim, apresentar um modelo de utilização da metodologia de ABPj em disciplinas a partir da validação de usuários do modelo. O trabalho adota uma episteme pragmática, portanto, para atingir os objetivos, dispõe de uma metodologia Design Science Research, a qual intenta gera um artefato ao final das diversas etapas metodológicas compostas por: construções teóricas iterativas de propostas de uso LCC no contexto da ABPj; uma Pesquisa Ação e um Grupo Focal com especialistas; e uma entrevista estruturada de questões abertas com professores usuários de ABPj, processados com auxílio de software de análise qualitativa de dados assistida por computador.